EDITAL CURSOS TÉCNICOS 2019.1º | com ERRATAS
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, torna público o Edital para Preenchimento de 109 (cento e nove) vagas em Cursos Técnicos em Instrumento Musical e Canto da ETE de Criatividade Musical.
1.
Das Disposições Preliminares
1.1
O processo
seletivo, regido por este Edital,
visa ao preenchimento de 109 (cento
e nove) vagas distribuídas nos turnos manhã
(35); tarde (39)
e noite (35)
nos Cursos Técnicos em Instrumento Musical e Canto, nas modalidades
concomitante e subsequente, observadas as distribuições de vagas no ITEM 10 deste edital, onde 70% (setenta
por cento) das vagas deverão
ser ocupadas, prioritariamente, por
estudantes concluintes do ensino fundamental em Escolas Públicas.
1.2
Para participar na condição de cotista de escola púbica,
o(a) candidato(a) deverá, necessariamente, ter concluído
o ensino fundamental (e ensino médio,
se for o caso) em escola pública.
1.3
Para participar, o(a) candidato(a) deverá
ter concluído o Ensino Fundamental e ter conhecimento de Teoria Musical, Percepção
e Solfejo, e do Instrumento de opção de acordo com o item
13 do edital.
2.
Das Inscrições
2.1
As
inscrições serão efetuadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br, no período descrito no item 11 deste
edital, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
2.2
Para os
interessados que não dispuserem de acesso à internet, a Escola Técnica Estadual
de Criatividade Musical, disponibilizará um local de apoio, com computadores, para que seja efetuada a inscrição, no período indicado
neste edital (exceto sábados,
domingos e feriados), das 8h às 12h e 13h às 17h.
2.3
O(A) candidato(a) deverá se inscrever para
apenas uma
opção de curso,
dentre aquelas relacionadas no ITEM 10.
2.4
O local/horário (turno) de realização das provas será informado no cartão de inscrição
que deverá ser emitido no momento da inscrição, exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br.
2.5
A inscrição de cada candidato(a) estará vinculada ao seu CPF (Cadastrado de Pessoas Físicas), do Ministério da
Fazenda (CPF do(a) candidato(a), não pode ser do Responsável legal) e
não poderá sofrer
quaisquer alterações após
a confirmação da mesma.
2.6
Apenas será aceita
uma única inscrição para cada candidato(a).
2.7
A inscrição do(a) candidato(a) implicará
na sua integral adesão a todas as regras
estabelecidas neste Edital
que disciplinam o presente certame.
2.8
Não será cobrada
taxa de inscrição.
2.9
Não será aceita a inscrição que
não atender, rigorosamente, ao estabelecido neste Edital.
2.10
O(A) candidato(a) que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização do processo seletivo
deverá, durante o período de inscrição, protocolar, na sede da SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, localizada na Rua
Afonso Olindense, 1513, Bloco I, Várzea, Recife/PE, CEP: 50.810-900, ou encaminhar por correspondência registrada com aviso de recebimento, requerimento indicando claramente quais
os recursos de que necessita (materiais, equipamentos, etc.),
acompanhado de atestado médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de
Doenças (CID). Somente serão aceitos recursos postados ou protocolados durante o período
de inscrição.
2.11
A
solicitação por parte da pessoa com deficiência ou portador de necessidades
especiais será atendida observando-se os critérios de viabilidade e razoabilidade. A não solicitação de condições ou recursos especiais implica na impossibilidade de atendimento personalizado na medida das necessidades do(a) candidato(a).
2.12
O(A)
candidato(a) que necessitar de tempo adicional para a realização da prova
deverá requerê-lo, junto à comissão, com justificativa acompanhada de parecer
emitido por especialista da área de sua necessidade especial, obedecendo aos
critérios, conforme Decreto
nº. 3.298 de 20/12/1999.
2.13
O(A)
candidato(a) com deficiência participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos(as), no que se refere ao conteúdo, avaliação, data, horário
e local de realização da prova.
2.14
O(A) candidato(a) com deficiência que
não informar sua
condição será considerado como pessoa sem necessidades
especiais.
3.
Do
Processo Seletivo
3.1
O processo seletivo, de que trata
o presente Edital,
será realizado em duas etapas:
3.1.1
1ª Etapa - Prova Objetiva de Teoria Musical / Solfejo, de caráter eliminatório e
classificatório;
3.1.2
2ª Etapa -
Prova Prática de Domínio do Instrumento / Percepção, de caráter eliminatório e classificatório;
3.2
As Provas
Práticas serão aplicadas por Banca constituída de dois professores do
curso/instrumento escolhido pelo(a) candidato(a).
4.
Das Provas e Critérios de
Avaliação e Classificação
4.1
A Prova Objetiva de Teoria Musical
e de Percepção são constituídas de conteúdo especifico de acordo com os respectivos conteúdos
programáticos descritos no ITEM 13 deste edital.
4.2
A prova de
Teoria Musical será constituída de 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha,
valendo 0,5 (zero
vírgula cinco) ponto
cada questão e a prova
de Percepção será
constituída de 10 (dez) questões, sendo 07(sete) questões objetivas de múltipla escolha
e 03(três) questões
subjetivas, perfazendo um total de 10 (dez) questões, valendo 1,0(um ponto)
cada questão.
4.3
Para obter
pontuação na questão, o(a) candidato(a) deverá
marcar uma, e somente
uma, das alternativas.
4.4
Será atribuída nota zero à questão que não apresentar nenhuma resposta assinalada, apresentar emenda, rasura
ou contiver mais de uma resposta assinalada ou não coincidente com o gabarito
oficial.
4.5
Será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) os prejuízos advindos
do preenchimento indevido das
respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital, tais
como marcação rasurada ou emendada e/ou campo
de marcação não
preenchido integralmente ou mais de uma
resposta.
4.6
Em nenhuma
hipótese será permitido ao(à) candidato(a) ausentar-se da sala de provas levando o caderno de prova ou outros materiais não permitidos.
4.7
A prova
de Teoria Musical
terá a duração de 90 (noventa) minutos
e a de Percepção Musical de 60 (sessenta) minutos,
contados a partir
da autorização de início proferida pelo fiscal da sala.
4.8
As Provas ocorrerão nos turnos da manhã (8h30min), tarde (14h) ou noite (18h40min) importando considerar que o(a) candidato(a) só poderá realizar a
prova no turno para o qual estiver inscrito(a).
4.9
Local de realização
das provas: Escola
Técnica Estadual de
Criatividade Musical, rua da Aurora,
439 – Boa Vista, Recife
– PE.
4.10
O(A)s candidato(a)s deverão trazer seu instrumento para a prova prática, exceto piano, bateria, baixo acústico
e percussão erudita.
4.11
Os portões
da escola serão fechados impreterivelmente, no horário de início das provas.
4.12
As provas
serão realizadas no período descrito
no item 11 deste edital,
conforme data/horário/local indicado no cartão de inscrição. Caso haja
divergência entre o determinado em edital e o impresso
no cartão, prevalece o que está determinado no EDITAL.
4.13
As Provas
Práticas serão constituídas de Instrumento Musical,
Canto e Solfejo,
com os respectivos conteúdos programáticos descritos no ITEM 13 deste edital.
4.14
É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) identificar a correta localização e horário de realização da prova.
4.15
O(A) candidato(a) deverá se apresentar no local da prova com
30 (trinta) minutos
de antecedência e munido do documento de identificação, com foto, expedido
por órgão oficial, CPF, Cartão de Inscrição e caneta
esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
4.16
Serão considerados documentos de identificação para ingresso nos locais de realização
das Provas Objetivas e Práticas: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas
Secretarias de Segurança Pública/Defesa Social, pelos
Institutos de Identificação e
pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Militares, passaporte, Carteira de Trabalho; desde
que com FOTO e dentro
da validade.
4.17
Não será
permitido que outras pessoas assistam o(a) candidato(a) em nenhuma hipótese, exceto a assistência do fiscal de prova devidamente habilitado.
4.18
Não será permitida a
utilização de telefone celular, Pager, walkman, MP3-player, Ipod, disckman, relógio ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico, durante a aplicação das provas,
sob pena de eliminação do Processo Seletivo.
4.19
Durante a aplicação das provas, será expressamente proibido
o uso de corretivos,
óculos escuros, chapéu,
boné ou similar;
máquina de calcular, régua, transferidor,
compasso, livros ou similares, controle remoto, alarme de carro, Pager, beep ou
quaisquer outros equipamentos que venham comprometer o processo.
4.20
Depois de
identificado(a) e instalado(a) na sala de provas, o(a) candidato(a) só poderá utilizar a caneta esferográfica azul ou preta,
sendo vedado o uso de qualquer
material didático durante
a realização das mesmas ou enquanto aguardar o horário de inicio.
4.21
É vedado o ingresso
de candidato(a) portando
arma no local
de realização de prova.
5.
Da Eliminação
5.1
Será eliminado do processo seletivo, o(a) candidato(a) que:
a.
Durante a
realização das provas, for surpreendido em qualquer tipo de comunicação com outras pessoas, verbalmente ou por escrito. Não portar qualquer dos
documentos elencados no item 4.16 do presente
edital, ou transgredir os itens 4.18,
4.19 e 4.21; bem como
comportar-se de forma
desrespeitosa ou ofensiva com os fiscais e examinadores das provas.
b.
Não comparecer para a
realização da Prova, no local e horário previamente informados neste edital;
c.
Não obtiver
no mínimo, nota
6,0 (seis), na prova de Instrumento, incluindo Canto e 5,0 (cinco),
nas provas de Solfejo, Teoria
Musical e Percepção;
d.
Afastar-se da sala de prova
durante sua realização, sem autorização ou desacompanhado do fiscal;
e.
Utilizar-se
de expediente ilícito
para inscrição ou para a realização das
provas;
f.
Perturbar, de qualquer
modo, a ordem
dos trabalhos;
g.
Deixar a sala da prova, após
a conclusão da mesma, sem entregar o Caderno de Questões;
h.
Prestar informações inverídicas a qualquer
tempo do certame,
incluindo a condição de egresso
de escola pública
ou privada.
6.
Da Aprovação, Classificação e Desempate
6.1
Serão considerados aprovados os(as) candidatos(as) que obtiverem média global
(média aritmética) igual ou superior a 6,0(seis), desde
que tenha obtido
nota acima do ponto de corte em todas as disciplinas;
6.2.
A classificação dos(as) candidatos(as) dar-se-á
mediante o preenchimento do número de vagas oferecidas por turno, para cada instrumento, tomando como critério
de classificação a ordem decrescente da média global
obtida por cada candidato(a),
atendendo a opção
de curso (instrumento) indicada no ato
da inscrição;
6.3.
Em caso
de empate na média global,
o desempate dar-se-á
observando a ordem
dos critérios abaixo:
6.3.1
O(A) candidato(a) que obtiver a maior nota na prova
prática de instrumento, incluindo Canto;
6.3.2
Permanecendo o empate, classificar-se-á o(a) candidato(a) que obtiver a maior média aritmética nas notas das provas práticas;
6.3.3
Ser oriundo(a) de Escola Pública;
6.3.4
Ainda permanecendo o empate, ocupará
a vaga o(a) candidato(a) de menor idade.
6.3.5
Esgotando todos os critérios
de desempate acima
elencados, o candidato que ocupará a vaga será definido através de sorteio, realizado
na presença dos interessados em dia, local
e hora a serem definidos pela organização do certame.
7.
Do Resultado
7.1
Os
resultados serão divulgados nos períodos indicados no ITEM 11 deste edital,
mediante exposição da relação nominal
de candidatos(as) com
a nota e a situação do(a) candidato(a) em relação à classificação por
curso/instrumento em cada turno, exclusivamente
através do site www.educacao.pe.gov.br.
8.
Dos Recursos
8.1 Poderão ser interpostos recursos quanto aos
gabaritos e resultado final do processo seletivo.
8.2 Os recursos deverão
ser realizados de forma ELETRÔNICA, através do mesmo
site/página utilizados para realização da inscrição e acompanhamentos dos resultados, ou protocolados na SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, situada à Av. Afonso Olindense, 1513 Bloco F Várzea Recife/PE CEP 50.810-900, no dia útil
seguinte à divulgação do resultado, no horário
das 08h às 12h e das 13h às 17h;
8.3 O recurso fundamentado será dirigido a “Coordenação de Seleção/ ETE de Criatividade Musical 2019.1”;
8.4
Não serão aceitos
recursos por correspondência, fax, e-mail ou impressos;
8.5 Não serão analisados os recursos interpostos fora
do prazo ou apresentados de forma diferente da estipulada no ITEM 8.2.
8.6 Em caso de anulação de uma questão,
por impertinência ao programa ou má formulação, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos aos presentes à respectiva prova.
8.7 O resultado do recurso será divulgado juntamente
com o resultado final, conforme cronograma do
certame.
9. Da Matrícula
9.1 Após a divulgação do resultado final, os(as)
candidatos(as) classificados no Processo Seletivo para ingresso
no Primeiro Semestre
de 2019, deverão
comparecer, no período
descrito no ITEM 11 deste edital, na Escola Técnica
de Criatividade Musical.
9.2
Documentação
Necessária para Efetivação da Matrícula:
a)
Histórico Escolar do Ensino Médio
(original - Ficha 19);
b)
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
c)
Carteira de Identidade (RG original e cópia);
d)
CPF (original e
cópia);
e) Preenchimento da Ficha de matrícula fornecida pela
Secretaria da Escola Técnica solicitando matrícula;
f)
02 fotos 3X4;
g)
Comprovante de Residência.
10.
Do Número de Vagas:
10.1
O número total de vagas será de 109 (cento e nove) vagas,
assim distribuídas:
Nº
|
INSTRUMENTOS
|
TURNO
|
TOTAL
|
||
Manhã
|
Tarde
|
Noite
|
|||
1
|
Bateria
|
02
|
02
|
02
|
06
|
2
|
Bombardino
|
--
|
02
|
02
|
04
|
3
|
Clarineta
|
02
|
02
|
03
|
07
|
4
|
Contrabaixo acústico
|
02
|
01
|
01
|
04
|
5
|
Contrabaixo elétrico
|
03
|
03
|
02
|
08
|
6
|
Fagote
|
02
|
--
|
01
|
03
|
7
|
Flauta Doce
|
--
|
01
|
--
|
01
|
8
|
Flauta
Transversa
|
02
|
02
|
02
|
06
|
9
|
Guitarra
|
03
|
03
|
02
|
08
|
10
|
Oboé
|
--
|
01
|
01
|
02
|
11
|
Percussão
Erudita
|
02
|
--
|
01
|
03
|
12
|
Percussão
Popular
|
02
|
02
|
--
|
04
|
13
|
Piano
|
01
|
02
|
01
|
04
|
14
|
Saxofone
|
02
|
02
|
02
|
06
|
15
|
Teclado
|
02
|
01
|
01
|
04
|
16
|
Trombone
|
02
|
01
|
01
|
04
|
17
|
Trompa
|
--
|
01
|
01
|
02
|
18
|
Trompete
|
01
|
02
|
01
|
04
|
19
|
Tuba
|
01
|
01
|
01
|
03
|
20
|
Viola
|
--
|
02
|
02
|
04
|
21
|
Violão
|
02
|
03
|
03
|
08
|
22
|
Violino
|
02
|
02
|
02
|
06
|
23
|
Violoncelo
|
--
|
01
|
01
|
02
|
24
|
Canto
|
02
|
02
|
02
|
06
|
Total
|
35
|
39
|
35
|
109
|
11.
Do Cronograma de Execução:
EVENTO
|
DATA/PERIODO
|
Divulgação
do Edital do Processo Seletivo
|
22/11 a
16/12
|
Período
de inscrição dos candidatos
|
22/11 a
16/12
|
Realização
das provas – Teoria Musical e Solfejo
|
18/12
|
Resultado
das provas – Teoria Musical e Solfejo
|
20/12
|
Recursos
|
21/12
|
Realização da prova de Percepção e Prática de
Instrumento
|
27/12
|
Primeira classificação –
Resultado Preliminar
|
04/01/19
|
Recursos
|
07/01/19
|
Primeira classificação –
Resultado Definitivo
|
10/01/19
|
Período
de matricula da 1ª classificação
|
14 a 17/01/19
|
Segunda classificação (remanejamento) – Resultado
Preliminar
|
21/01
|
Recursos ao remanejamento
|
22/01
|
Segunda classificação (remanejamento) – Resultado
Definitivo
|
23/01
|
Período
de matricula da 2ª classificação.
|
24 e 25/01
|
Início das aulas
|
04/02/2019
|
12.
Das Disposições Finais
12.1 Nenhum candidato(a) poderá alegar o
desconhecimento do teor deste edital ou de qualquer comunicado posterior
e regularmente divulgado, vinculados ao certame,
ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o processo seletivo.
12.2 A inscrição implicará na aceitação das normas do presente processo
de seleção contidas neste Edital
e em outros instrumentos normativos e comunicados que vierem a surgir.
12.3 Todos os horários
previstos neste edital
correspondem ao horário
oficial da cidade
do Recife, capital do Estado
de Pernambuco.
12.4 O(A) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) que
não atender à convocação para
sua matricula, no
prazo estipulado, portando os documentos necessários para a comprovação das
exigências, será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do processo
seletivo.
12.5 Não será fornecido ao(à) candidato(a) documento
comprobatório de classificação ou aprovação no presente processo seletivo, valendo, para esse fim, a
relação do(a)s candidato(a)s classificados no certame, obtida a partir do
endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br.
12.6 O(A) candidato(a) deverá manter atualizados seus dados cadastrais, se classificado, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização destes.
12.7 Se, a qualquer tempo, for identificada inexatidão
nas informações, falsidade nas declarações ou quaisquer irregularidades nos documentos, o(a) candidato(a) será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais
cabíveis.
12.8 É de inteira
responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento do dia, horário
e local de apresentação para
a realização das provas e da confirmação das matrículas do processo seletivo.
12.9 Não haverá
segunda chamada para realização de qualquer Prova.
12.10 A ETE de Criatividade Musical
se reserva o direito de não iniciar
turmas com menos de
85% (oitenta e cinco por cento) das vagas com matrículas efetuadas;
12.11
Os casos omissos
serão analisados e deliberados pela
Comissão Coordenadora.
13.
Do Conteúdo
Programático
13.1
Do Conteúdo Programático para
prova de Teoria Musical
1.
Elementos constitutivos da Música
2.
O som e suaspropriedades
3.
Notação musical
3.1 Figuras musicais
3.2 Pentagrama
3.3
Claves: sol, fá
edó
3.4
Linhas suplementares (superior einferior)
3.5
Ordenação das notas
3.6
Barras de compasso
4.
Divisão Proporcional de valores
5.
.Sinais de repetição
6.
Sinais de alteração
7.
Tom e semitom
8.
Compasso simples
ecomposto
8.1
Fórmulas de compasso (Binária, ternária e quaternária)
8.2 Acento métrico
8.3
Unidade de tempo
e de compasso (U.T e U.C)
9
Compassos Mistos
eAlternados
10
Ligadura e Ponto
deaumento
11
Intervalos
11.1 Simples e composto
11.2
Melódico e harmônico
11.3
Dissonante e consonante
11.4
Inversão de intervalo
12
Sinais de dinâmica e expressão
13
Fermata
14. Modos e escalas
14.1 Conceitos básicos
14.2
Tipos deescalas maiscomuns e seus modos
14.3
Heptatônica (modo
maior, modo menor,
modos litúrgicos)
14.4
Cromática
14.5
Pentatônica
14.6 Hexatônica (tons inteiros)
15 Escalas do modomaior
15.1
O modo maior: estruturaintervalar
15.2
Formação das escalas
maiores a partir
da estrutura intervalar do modo maior
15.3
Formação das escalas maiores
a partir de tetracordes
15.4
Armaduras das escalas
maiores (com sustenidos e bemóis)
15.5 Graus da escala maior
15.6 Ciclo de quintas
16
Escalas do modomenor
16.1
Escalas menores naturais, harmônicas e melódicas
16.2
Armaduras das escalas
menores (com sustenidos e bemóis)
16.3 Graus da escala menor
16.4 Ciclo de quintas
16.5 O modo menor:
estrutura intervalar 17 Enarmonia de notas, intervalos e escalas
13.2
Do Conteúdo Programático para Prática de Solfejo
1. Introdução ao solfejo
1.1.
Sons longos/curtos
1.2.
Sons fortes/suaves
1.3.
Sons agudos/graves
1.4.
Diferenciação de timbres
1.5.
Ordenações de nomes
esons
1.6.
Exercícios de afinação
2.
Leitura rítmica
2.1.
Figuras de som/pausa de até 1/4 temponos compassos simples (pausas sónos tempos e partes
de tempo forte)
2.2.
Figuras de
som/pausa de até 1/6 de tempo nos compassos compostos (pausas só nos tempos e partes de tempo fortes)
3.
Leitura melódica
3.1. Leitura relativa
3.2. Graus conjuntos em tonalidades maiores e menores
(com até 2 alterações na armadura de clave)
3.3.
Notas repetidas
3.4.
Claves de Sol,
Dó (3ª linha) e Fá (4ª linha)
3.5. Saltos na tríade da tônica, quartas e quintas
justas ascendentes e descendentes
3.6. Figuras de som/pausa de até 1/4 temponos compassos simples (pausas só nos
tempos e partes de tempo forte)
3.7. Figuras de som/pausa
de até 1/6 de tempo nos compassos compostos (pausassó nos tempos e partes de tempo forte)
4.
Ponto de aumento
para figuras de 2 e 4 tempos
4.1. Ligadura de valor
entre quaisquer figuras
que não sejam
menores do que 1
tempo
4.2. Fermata
5.
Leitura métrica
com os elementos vivenciados nos itens
anteriores
6.
Cânones e canções. Envolvendo os conteúdos dos itens anteriores
7.
Outros elementos
7.1.
Ritornello
7.2. Casas 1 e 2
13.3
Do Conteúdo Programático para prova de Percepção
1.
Percepção Rítmica:
1.1.
U.T, metade, dobro
e U.C. (U.S.)
nos compassos simples
e compostos.
1.2.
Figuras de até 1/4 de tempo
para os compassos simples e de até 1/6 de tempo
paraos compassos simples
1.3.
Utilização dos compassos com unidades: 2, 4, 8 e 16 (denominadores das fórmulasde
compasso)
2.
Percepção
Melódica: Sequências de sons em graus conjuntos (segundas maiores e menores) e disjuntos (terças maiores e menores), quartas
justas e quintas justas (ascendentes e descendentes).
2.1.
Figuras de até 1/4 de tempo
para os compassos simples e de até 1/6 de tempo
paraos compassos simples
2.2.
Utilização dos compassos com unidades: 2, 4, 8 e 16 (denominadores das fórmulasde
compasso)
3.
Percepção
Intervalar: (Intervalos melódicos e harmônicos): segundas e terças maiores e menores, quartas e quintasjustas.
13.4
Do Conteúdo Programático para as
Provas Práticas de Instrumentos
BATERIA
Música
Popular Possuir conhecimento elementares em instrumento musical nas seguintes competências: Single Beat Combination - Stick
Control – Estudos
de 1 a 24 -página
05
SoloTwelve Bar Exercise- Carmine Appice Solo Eight
Bar Exercise in Sixteenth NotesLeitura a PrimeiraVista.
BOMBARDINO
Escalas
maiores, executar com uma ou duas oitavas com até 04 alterações;
Estudar exercício melódico nº 3 do método Melodious Etudes for Trombone–Joannes Rochut;(pg 4) Levar no dia do exame „‟Peça
de livre Escolha‟‟ (dos gêneros popular
ou erudito); Avaliação de Leitura a Primeira
Vista.
CLARINETA
Escala cromática nas diversas
articulações do Mi 2 ao Mi 5;
Escalas maiores e menores em
duas oitavas com até 04 alterações; Lento – Jean Xavier Lefevre
Uma peça de
livre escolha.
CONTRABAIXO ACÚSTICO
Executar escalas maiores e
menores com até 04 alterações (extensão de 01 oitava).Executar umadasmelodiasdométodoBillèperContrabassoICorsoPrático.
Leitura a Primeira Vista.
CONTRABAIXO ELÉTRICO
Dominar o primeiro e o segundo
capítulo do Método para Guitarra
Bajo (Abner Rossi); Execução de escalas
maiores emenores
(01oitava) com até 04 alterações.
Conhecimento básico de cifras.
FAGOTE
Executar uma escala maior
e uma escala menor harmônica ascendente e descendente com até 04alterações na extensão de duas
oitavas (A escala
a ser executada será escolhida pela banca examinadora); Executar um arpejo maior e um arpejo menor
ascendente e descendente com até quatro
sustenidos e quatro bemóis na extensão de duas oitavas
(O arpejo a ser executado será escolhido pela
banca examinadora); Executar a escala cromática
ascendente e descendente na extensão do Dó1 – Dó3;Avaliação de Leitura a Primeira Vista.
FLAUTA DOCE
Escalas maiores e
menores com até 04 alterações;
Leitura a primeira vista de pequeno
trecho musical melódico,
na tonalidade de Dó Maior
e em compasso simples; Executar a peça Ou-lê-lê-lê (Canto de Maracatu, Pernambuco) – Do Método para
Flauta Doce Soprano Helmut Monkemeyer – Parte
I – Ed. Ricorde Brasileira
Uma peça de livre
escolha.
FLAUTA
TRANSVERSA
Executar escalas
maiores e menores
(harmônica) com até 04 alterações, em duas oitavas.
(A escalaa ser executada será escolhida pela banca examinadora);
Minueto em Sol Maior
de J. S. Bach (Lição
16 do método Suzuki – vol. 01)Lua Branca
(em Ré menor)
– Chiquinha Gonzaga; Executar uma obra de livre
escolha do candidato; Leitura a Primeira
Vista.
GUITARRA
Leitura de
cifras e melódica à primeira vista;
Escalas maiores e menores
(natural/harmônica/melódica) com até 04 alterações; Acordes: Maior, Maior com 7ª maior,
Maior c/ 7ª menor, Menor c/ 7ª;
Menor c/ 7ª e 5ª
diminuta; Arpejos:
Tríades e Tétrades;
OBOÉ
Escala cromática;
Arpejo maior e menor a
pedido da banca; EscalaMaioremenorcomaté04alterações;
Peça de confronto: 1º movimento
da Sonata de Nicolas Chedeville
PERCUSSÃO
ERUDITA
Caixa:
Método Kleine Trommel – Página 52 a 53 (Exerc. 47 e 48) Xilofone
Método Modern School for Xylophone, Marimba
e Vibraphone - by Morris
Goldemberg – Exerc.
dapágina 32 (Sequential Studies e Yonkee
Doodle)
Tímpano:
Método Pauken – Exerc. 33
(página 70)
PERCUSSÃO
POPULAR
Música Popular
Possuir conhecimentos
elementares em instrumento musical nas seguintes competências:Single Beat Combination – Stick
control – Estudos de 1 a 24 – página 5
Executar
ritmo em instrumento de livre escolha
Ter noções de execução de Flam,
Flam Tap e 5 Stroke
PIANO
Reconhecer e localizar corretamente as notas ao instrumento nas claves de sol e fá, ter regularidade e correta
noção de proporção rítmica, além
de ter noções básicas de dinâmica (som
forte e piano,
intensidade crescendo e diminuindo) se submetendo a uma prova
prática onde executará o seguinte repertório: Executar uma peça do
livro „O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach‟ ou um movimento vivo (Alegro) de Sonatina, a ser escolhido entre as dos compositores
Clementi, Mozart, Beethoven, Diabelli e Kuhlau; Dois estudos de compositores
diferentes escolhidos entre
F. Beyer (a partir do nº 65); CzernyGermer, 1º vol. (a partir do n 12);
George Bull (25 pequenos estudos); Estudos
melódicos op. 100, Burgmuller; Uma peça de livre escolha
(podendo ser dos compositores VillaLobos,LorenzoFernandez, Schumann-Álbum parajuventude).
SAXOFONE
Escalas maiores
e menores com até 4 Sustenidos ou 4 Bemóis
na armadura da Clave;Estudo
melódico com leitura a 1ª vista;
Estudomelódicode
AmadeuRusso nº4 dapágina13;Peça de livre escolha (popular ou erudita).
TECLADO
Escalas maiores
diatônicas com até 04 alterações; Escalas menores
harmônicas com até 04 alterações;
Acordes maiores, menores, diminuta, quinta
aumentada, sexta e sétima;
Duas peças
de livre escolha
de repertório nacional ou internacional.
TROMBONE
Escalas maiores, executar
com uma ou duas oitavas com até 04 alterações; Estudarexercíciomelódiconº2 dométodoMelodious EtudesforTrombone–Joannes Rochut;(pgs2 e 3)Levar no dia do exame ,‟Peça de livre Escolha‟‟ (dos gêneros popular ou
erudito);
Avaliação de Leitura a Primeira Vista.
TROMPA
Escalas maiores
e menores com até 04 alterações, executar
com duas oitavas; Arpejos em todas as tonalidades;
Estudo
técnico selecionado de trompa nº4 C.Kopprasch.
TROMPETE
Escalas maiores
com até 04 alterações, executar
com uma ou duas oitavas;
Executar articulação em tenuto,
ligado, staccato e sforzando;
Estudar
Método Edwards-Hovey. Vol.1. Páginas: 20, 39 e 40;
Levar no dia do exame „‟Peça
de livre Escolha‟‟ (dos gêneros popular ou erudito); Avaliação de Leitura a
PrimeiraVista.
TUBA
Uma peça de livre escolha
Um estudo
melódico nº 01 do método Blazhevitch.
Escalas
maiores e menores, executar com uma ou duas oitavas com até 04 alterações;
Leitura a Primeira Vista.
VIOLA
Escala maior
ou menor em duas oitavas
com até 04 alterações;Uma das seguintes peças listadas
abaixo:
- Minueto Nº1 - J.S. Bach
- Minueto Nº3 - J.SBach
- Gavote – F.J. Grossec
-
Hunters´Chorus –
Weber
-
Minueto – Bocherini
- Bourrée – Haendel
- Gavote–J.Becker
-
Uma peça de livre
escolha de no mínimo dois
minutos de duração; Leitura à primeira
vista
VIOLÃO (Erudito e Popular) Leitura de cifras;
Executar uma
escala Maior e uma dentre
as menores com
até 04 alterações (Natural, Harmônica eMelódica), com extensão de uma a duas
oitavas;
Executar acordes: Maior,
menor, maior com sétima menor e menor com sétima menor; Executar umadasseguintespeçasdométododeIniciaçãoaoViolãodeHenriquePinto:
-Andante (Página 34)
-Poco Andante (página 34)
-Andantino
(página 35) Leitura a Primeira Vista.
VIOLINO
Escalas maiores
e menores em duas oitavas
com até 04 alterações; Uma peça do volume I do Suzuki
Violin School, a partir da peça de nº 6; Uma peça de livre
escolha de no mínimo dois
minutos de duração;
VIOLONCELO
Escala maior
ou menor em uma oitava
com até 03 alterações; duas das
seguintes peças
do método SUZUKI
– VOL. 2:
-
Theme from Witches
Dance
- The Two Granadiers
- Granadiers
- Gavotte
-
Bourrée
Uma peça de livre
escolha Leitura à primeira vista.
CANTO
Executar um dos estudos do
Método Vaccai ou Sibber. (livre escolha).
Executar uma aria antiga ou canção brasileira / música do cancioneiro popular
brasileiro - MPB (livre escolha). Sugestões de Canção Brasileira:
Tambatajá (de Waldemar Henrique), Azulão (de Jayme Ovalle), Casinha Pequenina (autor desconhecido), Meu Bem Querer (de Djavan), Asa
Branca (de Luiz Gonzaga)
Sugestões de
aria italiana CessatediPiagarmi(deAlessandroScarlatti),CaroMioBen(deGiordani),
VienioMioDiletto(de Vivaldi).
Executar vocalize proposto
na hora da prova Obs:
Os candidatos poderão trazer o correpetidor.
Recife, de novembro de 2018.
MARIA DE ARAÚJO MEDEIROS SOUZA
Secretária Executiva de Educação
Profissional
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