EDITAL | Cursos Técnicos 2019.1
A SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, torna
público o Edital para Preenchimento de 109 (cento e nove) vagas em Cursos
Técnicos em Instrumento Musical e Canto da ETE de Criatividade Musical.
1. Das Disposições Preliminares
1.1
O processo
seletivo, regido por este Edital, visa ao preenchimento de 108 (cento e oito)
vagas distribuídas nos turnos manhã (35); tarde (39) e noite (35) nos Cursos
Técnicos em Instrumento Musical e Canto, nas modalidades concomitante e
subsequente, observadas as distribuições de vagas no ITEM 10 deste edital, onde
70% (setenta por cento) das vagas deverão ser ocupadas, prioritariamente, por
estudantes concluintes do ensino fundamental em Escolas Públicas.
1.2
Para
participar na condição de cotista de escola púbica, o(a) candidato(a) deverá,
necessariamente, ter concluído o ensino fundamental (e ensino médio,
se for o caso) em escola pública.
1.3
Para
participar, o(a) candidato(a) deverá ter concluído o Ensino Fundamental e ter
conhecimento de Teoria Musical, Percepção e
Solfejo, e do Instrumento de
opção de acordo com o item 13 do edital.
2. Das Inscrições
2.1
As
inscrições serão efetuadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico
www.educacao.pe.gov.br, no período descrito no item 11 deste edital,
mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
2.2
Para os
interessados que não dispuserem de acesso à internet, a Escola Técnica Estadual
de Criatividade Musical, disponibilizará um local de apoio, com computadores,
para que seja efetuada a inscrição, no período indicado neste edital (exceto
sábados, domingos e feriados), das 8h às 12h e 13h às 17h.
2.3
O(A)
candidato(a) deverá se inscrever para apenas uma opção de curso, dentre aquelas relacionadas no ITEM 10.
2.4
O local/horário (turno) de realização das provas será informado no cartão de inscrição
que deverá ser emitido no momento da inscrição, exclusivamente no site
www.educacao.pe.gov.br.
2.5
A
inscrição de cada candidato(a) estará vinculada ao seu CPF (Cadastrado de
Pessoas Físicas), do Ministério da Fazenda (CPF do(a) candidato(a), não pode
ser do Responsável legal) e não poderá sofrer quaisquer alterações após a
confirmação da mesma.
2.6
Apenas será aceita uma
única inscrição para cada candidato(a).
2.7
A
inscrição do(a) candidato(a) implicará na sua integral adesão a todas as regras
estabelecidas neste Edital que disciplinam o presente certame.
2.8
Não será cobrada taxa de inscrição.
2.9
Não será
aceita a inscrição que não atender, rigorosamente, ao estabelecido neste
Edital.
2.10
O(A)
candidato(a) que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a
realização do processo seletivo deverá, durante o período de inscrição,
protocolar, na sede da SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, localizada na Rua Afonso Olindense, 1513, Bloco I,
Várzea, Recife/PE, CEP: 50.810-900, ou encaminhar por correspondência
registrada com aviso de recebimento, requerimento indicando claramente quais os
recursos de que necessita (materiais, equipamentos, etc.), acompanhado de
atestado médico com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID). Somente serão aceitos recursos
postados ou protocolados durante o período de
inscrição.
2.11
A
solicitação por parte da pessoa com deficiência ou portador de necessidades
especiais será atendida observando-se os critérios de viabilidade e
razoabilidade. A não solicitação de condições ou recursos especiais implica na
impossibilidade de atendimento personalizado na medida das necessidades do(a) candidato(a).
2.12
O(A)
candidato(a) que necessitar de tempo adicional para a realização da prova
deverá requerê-lo, junto à comissão, com justificativa acompanhada de parecer
emitido por especialista da área de sua necessidade especial, obedecendo aos
critérios, conforme Decreto nº. 3.298 de 20/12/1999.
2.13
O(A)
candidato(a) com deficiência participará do Processo Seletivo em igualdade de
condições com os demais candidatos(as), no que se refere ao conteúdo,
avaliação, data, horário e local de realização da prova.
2.14
O(A)
candidato(a) com deficiência que não informar sua condição será considerado
como pessoa sem necessidades especiais.
3. Do Processo Seletivo
3.1
O processo seletivo, de que trata o presente Edital, será realizado em duas etapas:
3.1.1
1ª Etapa -
Prova Objetiva de Teoria Musical / Solfejo, de caráter eliminatório e
classificatório;
3.1.2
2ª Etapa -
Prova Prática de Domínio do Instrumento / Percepção, de caráter eliminatório e classificatório;
3.2
As Provas
Práticas serão aplicadas por Banca constituída de dois professores do
curso/instrumento escolhido pelo(a) candidato(a).
4.
Das Provas e Critérios de
Avaliação e Classificação
4.1
A Prova
Objetiva de Teoria Musical e de Percepção são constituídas de conteúdo
especifico de acordo com os respectivos conteúdos programáticos descritos no
ITEM 13 deste edital.
4.2
A prova de
Teoria Musical será constituída de 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, valendo 0,5 (zero vírgula
cinco) ponto cada questão e a prova de Percepção será constituída de 10 (dez)
questões, sendo 07(sete) questões objetivas de múltipla escolha e 03(três)
questões subjetivas, perfazendo um total de 10 (dez) questões, valendo 1,0(um
ponto) cada questão.
4.3
Para obter
pontuação na questão, o(a) candidato(a) deverá marcar uma, e somente uma, das alternativas.
4.4
Será
atribuída nota zero à questão que não apresentar nenhuma resposta assinalada, apresentar emenda, rasura ou
contiver mais de uma resposta assinalada ou não coincidente com o gabarito oficial.
4.5
Será de
inteira responsabilidade do(a) candidato(a) os prejuízos advindos do
preenchimento indevido das respostas. Serão consideradas marcações
indevidas as que estiverem em desacordo
com este edital, tais como marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação
não preenchido integralmente ou mais de uma resposta.
4.6
Em nenhuma
hipótese será permitido ao(à) candidato(a) ausentar-se da sala
de provas levando o caderno de
prova ou outros materiais não permitidos.
4.7
A prova de
Teoria Musical terá a duração de 90 (noventa) minutos e a de Percepção Musical
de 60 (sessenta) minutos, contados a partir da autorização de início proferida
pelo fiscal da sala.
4.8
As Provas
ocorrerão nos turnos
da manhã (8h30min), tarde (14h) ou noite (18h40min) importando considerar que o(a)
candidato(a) só poderá realizar a prova no turno para o qual estiver inscrito(a).
4.9
Local de
realização das provas: Escola Técnica
Estadual de Criatividade Musical, rua da Aurora,
439 – Boa Vista, Recife
– PE.
4.10
O(A)s
candidato(a)s deverão trazer seu instrumento para a prova prática, exceto piano, bateria, baixo acústico e
percussão erudita.
4.11
Os portões
da escola serão fechados impreterivelmente, no horário de início das provas.
4.12
As provas
serão realizadas no período descrito no item 11 deste edital, conforme
data/horário/local indicado no cartão de inscrição. Caso haja divergência entre
o determinado em edital e o impresso no cartão, prevalece o que está
determinado no EDITAL.
4.13
As Provas
Práticas serão constituídas de Instrumento Musical, Canto e Solfejo, com os respectivos conteúdos programáticos
descritos no ITEM 13 deste edital.
4.14
É de
responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) identificar a correta localização
e horário de realização da prova.
4.15
O(A)
candidato(a) deverá se apresentar no local da prova com 30 (trinta) minutos de
antecedência e munido do documento de identificação, com foto, expedido por
órgão oficial, CPF, Cartão de Inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou
preta, fabricada em material transparente.
4.16
Serão
considerados documentos de identificação para ingresso nos locais de realização das Provas Objetivas e Práticas:
carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança
Pública/Defesa Social, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de
Bombeiros Militar e Polícias Militares, passaporte, Carteira de Trabalho; desde
que com FOTO e dentro da validade.
4.17
Não será
permitido que outras pessoas assistam o(a) candidato(a) em nenhuma hipótese,
exceto a assistência do fiscal de prova devidamente habilitado.
4.18
Não será
permitida a utilização de telefone celular, Pager, walkman, MP3-player, Ipod, disckman, relógio ou qualquer outro
tipo de equipamento eletrônico, durante a aplicação das provas, sob pena de
eliminação do Processo Seletivo.
4.19
Durante a
aplicação das provas, será expressamente proibido o uso de corretivos, óculos
escuros, chapéu, boné ou similar; máquina de calcular, régua, transferidor,
compasso, livros ou similares, controle remoto, alarme de carro, Pager, beep ou
quaisquer outros equipamentos que venham comprometer o processo.
4.20
Depois de
identificado(a) e instalado(a) na sala de provas, o(a) candidato(a) só
poderá utilizar a caneta esferográfica azul ou preta, sendo vedado o uso
de qualquer material didático durante a realização das mesmas ou enquanto aguardar o
horário de inicio.
4.21
É vedado o ingresso de
candidato(a) portando arma no local de realização de prova.
5. Da Eliminação
5.1
Será eliminado do processo
seletivo, o(a) candidato(a) que:
a.
Durante a
realização das provas, for surpreendido em qualquer tipo de comunicação com
outras pessoas, verbalmente ou por escrito. Não portar qualquer
dos documentos elencados
no item 4.16 do presente
edital, ou transgredir os itens 4.18,
4.19 e 4.21; bem como
comportar-se de forma desrespeitosa ou ofensiva com os fiscais e examinadores
das provas.
b.
Não
comparecer para a realização da Prova, no local e horário previamente informados neste edital;
c.
Não
obtiver no mínimo, nota 6,0 (seis), na prova de Instrumento, incluindo Canto e
5,0 (cinco), nas provas de Solfejo, Teoria Musical e Percepção;
d.
Afastar-se
da sala de prova durante sua realização, sem autorização ou desacompanhado do fiscal;
e.
Utilizar-se de expediente
ilícito para inscrição ou para a realização das provas;
f.
Perturbar, de qualquer
modo, a ordem dos trabalhos;
g.
Deixar a
sala da prova, após a conclusão da mesma, sem entregar o Caderno de Questões;
h.
Prestar
informações inverídicas a qualquer tempo do certame, incluindo a condição de egresso de escola pública ou privada.
6. Da Aprovação, Classificação e Desempate
6.1
Serão
considerados aprovados os(as) candidatos(as) que obtiverem média global (média
aritmética) igual ou superior a 6,0(seis), desde que tenha obtido nota acima do
ponto de corte em todas as disciplinas;
6.2.
A
classificação dos(as) candidatos(as) dar-se-á mediante o preenchimento do
número de vagas oferecidas por turno, para cada instrumento, tomando como
critério de classificação a ordem decrescente da média global obtida por cada
candidato(a), atendendo a opção de curso (instrumento) indicada no ato da inscrição;
6.3.
Em caso de
empate na média global, o desempate dar-se-á observando a ordem dos critérios abaixo:
6.3.1
O(A)
candidato(a) que obtiver a maior nota na prova prática de instrumento,
incluindo Canto;
6.3.2
Permanecendo
o empate, classificar-se-á o(a) candidato(a) que obtiver a maior média
aritmética nas notas das provas práticas;
6.3.3
Ser oriundo(a) de Escola Pública;
6.3.4
Ainda permanecendo o empate, ocupará
a vaga o(a) candidato(a) de menor idade.
6.3.5
Esgotando
todos os critérios de desempate acima elencados, o candidato que ocupará a vaga
será definido através de sorteio, realizado na presença dos interessados em dia, local
e hora a serem definidos pela organização do certame.
7. Do Resultado
7.1
Os
resultados serão divulgados nos períodos indicados no ITEM 11 deste edital,
mediante exposição da relação nominal de candidatos(as) com a nota e a situação
do(a) candidato(a) em relação à classificação por curso/instrumento em cada
turno, exclusivamente através do site www.educacao.pe.gov.br.
8. Dos Recursos
8.1 Poderão ser interpostos recursos quanto aos
gabaritos e resultado final do
processo seletivo.
8.2 Os recursos deverão ser realizados de forma
ELETRÔNICA, através do mesmo site/página utilizados para realização da
inscrição e acompanhamentos dos resultados, ou protocolados na SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL,
situada à Av. Afonso Olindense, 1513 Bloco F Várzea Recife/PE CEP 50.810-900, no dia útil seguinte à
divulgação do resultado, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h;
8.3 O recurso fundamentado será dirigido a
“Coordenação de Seleção/ ETE de Criatividade Musical 2019.1”;
8.4 Não serão aceitos recursos por correspondência, fax,
e-mail ou impressos;
8.5 Não serão analisados os recursos interpostos fora
do prazo ou apresentados de forma diferente da estipulada no ITEM 8.2.
8.6 Em caso de anulação de uma questão,
por impertinência ao programa ou má formulação, os pontos a ela correspondentes serão
atribuídos aos presentes à respectiva prova.
8.7 O resultado do recurso será divulgado juntamente
com o resultado final, conforme cronograma do
certame.
9.
Da Matrícula
9.1 Após a divulgação do resultado final, os(as)
candidatos(as) classificados no Processo Seletivo para ingresso no Primeiro
Semestre de 2019, deverão comparecer, no período descrito no ITEM 11 deste
edital, na Escola Técnica de Criatividade Musical.
9.2
Documentação Necessária
para Efetivação da Matrícula:
a)
Histórico Escolar do Ensino
Médio (original - Ficha 19);
b)
Certidão de nascimento ou
casamento (original e cópia);
c)
Carteira de Identidade (RG
original e cópia);
d) CPF (original e cópia);
e) Preenchimento da Ficha de matrícula fornecida
pela Secretaria da Escola Técnica solicitando
matrícula;
f) 02 fotos 3X4;
g) Comprovante de Residência.
10. Do Número de Vagas:
10.1
O número total de vagas será de 109 (cento e nove) vagas,
assim distribuídas:
Nº
|
INSTRUMENTOS
|
TURNO
|
TOTAL
|
||
Manhã
|
Tarde
|
Noite
|
|||
1
|
Bateria
|
02
|
02
|
02
|
06
|
2
|
Bombardino
|
--
|
02
|
02
|
04
|
3
|
Clarineta
|
02
|
02
|
03
|
07
|
4
|
Contrabaixo acústico
|
02
|
01
|
01
|
04
|
5
|
Contrabaixo
elétrico
|
03
|
03
|
02
|
08
|
6
|
Fagote
|
02
|
--
|
01
|
03
|
7
|
Flauta Doce
|
--
|
01
|
--
|
01
|
8
|
Flauta Transversa
|
02
|
02
|
02
|
06
|
9
|
Guitarra
|
03
|
03
|
02
|
08
|
10
|
Oboé
|
--
|
01
|
01
|
02
|
11
|
Percussão Erudita
|
02
|
--
|
01
|
03
|
12
|
Percussão Popular
|
02
|
02
|
--
|
04
|
13
|
Piano
|
01
|
02
|
01
|
04
|
14
|
Saxofone
|
02
|
02
|
02
|
06
|
15
|
Teclado
|
02
|
01
|
01
|
04
|
16
|
Trombone
|
02
|
01
|
01
|
04
|
17
|
Trompa
|
--
|
01
|
01
|
02
|
18
|
Trompete
|
01
|
02
|
01
|
04
|
19
|
Tuba
|
01
|
01
|
01
|
03
|
20
|
Viola
|
--
|
02
|
02
|
04
|
21
|
Violão
|
02
|
03
|
03
|
08
|
22
|
Violino
|
02
|
02
|
02
|
06
|
23
|
Violoncelo
|
--
|
01
|
01
|
02
|
24
|
Canto
|
02
|
02
|
02
|
06
|
|
Total
|
35
|
39
|
35
|
109
|
11. Do Cronograma de Execução:
EVENTO
|
DATA/PERIODO
|
Divulgação do Edital do Processo Seletivo
|
22/11
a 16/12
|
Período de inscrição dos candidatos
|
22/11
a 16/12
|
Realização das provas – Teoria Musical e Solfejo
|
18/12
|
Resultado das provas – Teoria Musical e Solfejo
|
20/12
|
Recursos
|
21/12
|
Realização da prova de Percepção e Prática de
Instrumento
|
27/12
|
Primeira
classificação – Resultado Preliminar
|
04/01/19
|
Recursos
|
07/01/19
|
Primeira
classificação – Resultado Definitivo
|
10/01/19
|
Período de matricula da 1ª classificação
|
14 a
17/01/19
|
Segunda classificação (remanejamento) – Resultado
Preliminar
|
21/01
|
Recursos
ao remanejamento
|
22/01
|
Segunda classificação (remanejamento) – Resultado
Definitivo
|
23/01
|
Período de matricula da 2ª classificação.
|
24 e
25/01
|
Início
das aulas
|
04/02/2019
|
12. Das Disposições Finais
12.1 Nenhum candidato(a) poderá alegar o
desconhecimento do teor deste edital
ou de qualquer comunicado
posterior e regularmente divulgado, vinculados ao certame, ou utilizar-se de artifícios
de forma a prejudicar o processo seletivo.
12.2 A inscrição implicará na aceitação das normas do
presente processo de seleção contidas neste Edital e em outros instrumentos
normativos e comunicados que vierem a surgir.
12.3 Todos os horários previstos neste edital
correspondem ao horário oficial da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.
12.4 O(A) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a)
que não atender à convocação para sua matricula, no prazo estipulado, portando
os documentos necessários para a comprovação das exigências, será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do processo
seletivo.
12.5 Não será fornecido ao(à) candidato(a) documento
comprobatório de classificação ou aprovação no presente processo seletivo,
valendo, para esse fim, a relação do(a)s candidato(a)s classificados no
certame, obtida a partir do endereço eletrônico
www.educacao.pe.gov.br.
12.6 O(A) candidato(a) deverá manter atualizados seus dados cadastrais, se classificado, sendo de
sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização destes.
12.7 Se, a qualquer tempo, for identificada inexatidão
nas informações, falsidade nas declarações ou quaisquer irregularidades nos
documentos, o(a) candidato(a) será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo
das sanções penais cabíveis.
12.8 É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a)
o conhecimento do dia, horário e local de apresentação para a realização das
provas e da confirmação das matrículas
do processo seletivo.
12.9
Não haverá segunda chamada
para realização de qualquer Prova.
12.10 A ETE de Criatividade Musical se reserva o
direito de não iniciar turmas com menos de 85% (oitenta e cinco por cento) das
vagas com matrículas efetuadas;
12.11
Os casos omissos serão
analisados e deliberados pela Comissão Coordenadora.
13. Do Conteúdo Programático
13.1
Do Conteúdo Programático
para prova de Teoria Musical
1. Elementos constitutivos da Música
2. O som e suas propriedades
3.
Notação musical
3.1
Figuras musicais
3.2 Pentagrama
3.3 Claves: sol, fá e dó
3.4
Linhas suplementares
(superior e inferior)
3.5 Ordenação das notas
3.6
Barras de compasso
4.
Divisão Proporcional de valores
5. .Sinais de repetição
6. Sinais de alteração
7. Tom e semitom
8. Compasso simples e composto
8.1
Fórmulas de compasso
(Binária, ternária e quaternária)
8.2
Acento métrico
8.3
Unidade de tempo e de
compasso (U.T e U.C)
9
Compassos Mistos e Alternados
10
Ligadura e Ponto de aumento
11
Intervalos
11.1 Simples e composto
11.2
Melódico e harmônico
11.3
Dissonante e consonante
11.4
Inversão de intervalo
12
Sinais de dinâmica e expressão
13 Fermata
14. Modos e escalas
14.1 Conceitos básicos
14.2
Tipos de escalas
mais comuns e seus modos
14.3 Heptatônica (modo maior, modo menor, modos litúrgicos)
14.4 Cromática
14.5 Pentatônica
14.6 Hexatônica (tons inteiros)
15 Escalas do modo maior
15.1 O modo maior: estrutura intervalar
15.2 Formação das escalas maiores a partir da estrutura
intervalar do modo maior
15.3
Formação das escalas
maiores a partir de tetracordes
15.4
Armaduras das escalas
maiores (com sustenidos e bemóis)
15.5 Graus da escala maior
15.6 Ciclo de quintas
16
Escalas do modo menor
16.1 Escalas menores naturais, harmônicas e melódicas
16.2 Armaduras das escalas menores (com sustenidos e bemóis)
16.3 Graus da escala menor
16.4 Ciclo de quintas
16.5
O modo menor: estrutura
intervalar 17 Enarmonia de notas, intervalos e
escalas
13.2
Do Conteúdo Programático
para Prática de Solfejo
1.
Introdução ao solfejo
1.1.
Sons longos/curtos
1.2.
Sons fortes/suaves
1.3.
Sons agudos/graves
1.4.
Diferenciação de timbres
1.5.
Ordenações de nomes e sons
1.6.
Exercícios de afinação
2.
Leitura rítmica
2.1.
Figuras de som/pausa de até 1/4 temponos compassos
simples (pausas só nos tempos e partes de tempo forte)
2.2.
Figuras de som/pausa de até 1/6 de tempo nos compassos compostos (pausas só nos tempos e partes de tempo fortes)
3. Leitura melódica
3.1. Leitura relativa
3.2.
Graus conjuntos
em tonalidades maiores
e menores (com até 2 alterações na armadura de clave)
3.3.
Notas repetidas
3.4.
Claves de Sol, Dó (3ª
linha) e Fá (4ª linha)
3.5.
Saltos na tríade da tônica, quartas
e quintas justas
ascendentes e descendentes
3.6.
Figuras de som/pausa de até 1/4 temponos compassos
simples (pausas só nos
tempos e partes de tempo forte)
3.7.
Figuras de som/pausa de até 1/6 de tempo nos compassos compostos (pausas só
nos tempos e partes de tempo forte)
4.
Ponto de aumento para
figuras de 2 e 4 tempos
4.1.
Ligadura de valor entre
quaisquer figuras que não sejam menores do que 1 tempo
4.2.
Fermata
5.
Leitura métrica com os
elementos vivenciados nos itens anteriores
6.
Cânones e canções. Envolvendo os conteúdos dos itens anteriores
7.
Outros elementos
7.1.
Ritornello
7.2. Casas 1 e 2
13.3
Do Conteúdo Programático
para prova de Percepção
1. Percepção Rítmica:
1.1.
U.T, metade, dobro e U.C. (U.S.)
nos compassos simples
e compostos.
1.2.
Figuras de até 1/4 de tempo para os compassos simples
e de até 1/6 de tempo para os compassos simples
1.3.
Utilização
dos compassos com unidades: 2, 4, 8 e 16 (denominadores das fórmulas de
compasso)
2.
Percepção Melódica:
Sequências de sons em graus conjuntos (segundas
maiores e menores) e disjuntos (terças maiores e
menores), quartas justas e quintas justas (ascendentes e descendentes).
2.1.
Figuras de até 1/4 de tempo para os compassos simples
e de até 1/6 de tempo para os compassos simples
2.2.
Utilização
dos compassos com unidades: 2, 4, 8 e 16 (denominadores das fórmulas de
compasso)
3.
Percepção Intervalar:
(Intervalos melódicos e harmônicos): segundas e terças maiores e menores,
quartas e quintas justas.
13.4
Do Conteúdo Programático
para as Provas Práticas de Instrumentos GUITARRA
Leitura de cifras e melódica à primeira vista;
Escalas maiores e menores
(natural/harmônica/melódica) com até 04 alterações; Acordes: Maior, Maior com
7ª maior, Maior c/ 7ª menor, Menor c/ 7ª;
Menor c/ 7ª e 5ª diminuta; Arpejos: Tríades e
Tétrades;
FLAUTA
DOCE
Escalas
maiores e menores com até 04 alterações;
Leitura a primeira vista de pequeno trecho
musical melódico, na tonalidade de Dó Maior e em compasso simples;
Executar a peça Ou-lê-lê-lê (Canto de Maracatu,
Pernambuco) – Do Método para Flauta Doce Soprano Helmut Monkemeyer – Parte I –
Ed. Ricorde Brasileira
Uma peça de livre escolha.
FLAUTA TRANSVERSA
Executar escalas maiores e menores (harmônica)
com até 04 alterações, em duas oitavas. (A escala a ser executada será
escolhida pela banca examinadora);
Minueto em Sol Maior de J. S. Bach (Lição 16 do
método Suzuki – vol. 01) Lua Branca (em Ré menor) – Chiquinha Gonzaga;
Executar uma obra de livre escolha do candidato;
Leitura a Primeira Vista.
FAGOTE
Executar uma escala maior e
uma escala menor harmônica ascendente e descendente com até 04 alterações na
extensão de duas oitavas (A escala a ser executada será escolhida pela banca
examinadora);
Executar um arpejo maior e
um arpejo menor ascendente e descendente com até quatro sustenidos e quatro
bemóis na extensão de duas oitavas (O arpejo a ser executado será escolhido
pela banca examinadora);
Executar a escala cromática ascendente e
descendente na extensão do Dó1 – Dó3; Avaliação de Leitura a Primeira Vista.
TROMPETE
Escalas maiores com até 04 alterações, executar
com uma ou duas oitavas; Executar articulação em tenuto, ligado, staccato e sforzando;
Estudar Método Edwards-Hovey. Vol.1. Páginas: 20, 39 e 40;
Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’
(dos gêneros popular ou erudito); Avaliação de Leitura a Primeira Vista.
CONTRABAIXO ELÉTRICO
Dominar o primeiro e o segundo capítulo do Método
para Guitarra Bajo (Abner Rossi); Execução de escalas maiores e menores (01
oitava) com até 04 alterações.
Conhecimento básico de cifras.
CONTRABAIXO ACÚSTICO
Executar escalas maiores e menores com até 04
alterações (extensão de 01 oitava). Executar uma das melodias do método Billè
per Contrabasso I Corso Prático.
Leitura a Primeira Vista.
BATERIA
Música
Popular
Possuir conhecimento elementares em instrumento
musical nas seguintes competências: Single Beat Combination - Stick Control –
Estudos de 1 a 24 -página 05
Solo Twelve Bar Exercise - Carmine Appice Solo
Eight Bar Exercise in Sixteenth Notes Leitura a Primeira Vista.
PERCUSSÃO
POPULAR
Música Popular
Possuir conhecimentos elementares em instrumento
musical nas seguintes competências: Single Beat Combination – Stick control –
Estudos de 1 a 24 – página 5
Executar ritmo em instrumento de livre escolha
Ter noções de execução de Flam, Flam Tap e 5
Stroke
PERCUSSÃO
ERUDITA
Caixa:
Método Kleine Trommel – Página 52 a 53 (Exerc. 47
e 48) Xilofone
Método Modern School for Xylophone, Marimba e
Vibraphone - by Morris Goldemberg – Exerc. da página 32 (Sequential Studies e
Yonkee Doodle)
Tímpano:
Método Pauken – Exerc. 33
(página 70)
PIANO
Reconhecer e localizar corretamente as notas ao
instrumento nas claves de sol e fá, ter
regularidade e correta noção de
proporção rítmica, além de ter noções básicas de dinâmica (som forte e piano,
intensidade crescendo e diminuindo) se submetendo a uma prova prática onde
executará o seguinte repertório: Executar uma peça do livro ‘O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach’
ou um movimento
vivo (Alegro) de Sonatina,
a ser escolhido entre as dos compositores Clementi, Mozart, Beethoven, Diabelli
e Kuhlau; Dois estudos de compositores diferentes escolhidos entre F. Beyer (a
partir do nº 65); CzernyGermer, 1º vol. (a partir do n 12); George Bull (25
pequenos estudos); Estudos melódicos op. 100, Burgmuller; Uma peça de livre
escolha (podendo ser dos compositores Villa Lobos, Lorenzo Fernandez,
Schumann-Álbum para juventude).
CLARINETA
Escala cromática nas diversas articulações do Mi 2 ao
Mi 5;
Escalas maiores e menores em duas oitavas com até
04 alterações; Lento – Jean Xavier Lefevre
Uma peça de livre escolha.
VIOLINO
Escalas maiores e menores em
duas oitavas com
até 04 alterações; Uma peça do volume I do Suzuki
Violin School, a partir da peça de nº 6; Uma peça de livre escolha de no mínimo dois minutos de duração;
VIOLONCELO
Escala maior ou menor em uma oitava com até 03
alterações; Uma das seguintes peças do método SUZUKI – VOL. 2:
- Theme from Witches Dance
- The Two Granadiers
-
Granadiers
- Gavotte
- Bourrée
Uma peça de livre escolha Leitura à primeira vista.
VIOLA
Escala maior ou menor em duas oitavas com até 04
alterações; Uma das seguintes peças listadas abaixo:
- Minueto Nº1 - J.S. Bach
- Minueto Nº3 - J.S Bach
- Gavote – F.J. Grossec
-
Hunters´Chorus – Weber
- Minueto – Bocherini
- Bourrée – Haendel
- Gavote – J. Becker
- Uma peça de livre escolha de no mínimo dois minutos de duração;
-
Leitura à primeira vista
BOMBARDINO
Escalas maiores, executar com uma ou duas oitavas com
até 04 alterações;
Estudar exercício melódico nº 3 do método
Melodious Etudes for Trombone–Joannes Rochut;(pg 4) Levar no dia do exame
‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
Avaliação de Leitura a
Primeira Vista.
TROMBONE
Escalas maiores, executar com uma ou duas oitavas com
até 04 alterações;
Estudar exercício melódico nº 3 do método
Melodious Etudes for Trombone – Joannes Rochut; (pg 4) Levar no dia do exame
‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
Avaliação de Leitura a
Primeira Vista.
SAXOFONE
Escalas maiores e menores com até 4 Sustenidos ou
4 Bemóis na armadura da Clave; Estudo melódico com leitura a 1ª vista;
Estudo melódico de Amadeu Russo nº 4 da página
13; Peça de livre escolha (popular ou erudita).
TROMPA
Escalas maiores e menores com até 04 alterações,
executar com duas oitavas; Arpejos em todas as tonalidades;
Estudo técnico selecionado
de trompa nº4 C.Kopprasch.
TUBA
Uma peça de livre escolha
Um estudo melódico nº 01 do método Blazhevitch.
Escalas maiores e menores, executar com uma ou
duas oitavas com até 04 alterações; Leitura a Primeira Vista.
VIOLÃO
(Erudito e Popular)
Leitura de cifras;
Executar uma escala Maior e uma dentre as menores
com até 04 alterações (Natural, Harmônica e Melódica), com extensão de uma a
duas oitavas;
Executar acordes: Maior, menor, maior com sétima
menor e menor com sétima menor; Executar uma das seguintes peças do método de
Iniciação ao Violão de Henrique Pinto:
-Andante
(Página 34)
-Poco
Andante (página 34)
-Andantino (página 35) Leitura a Primeira Vista.
OBOÉ
Escala cromática;
Arpejo maior e menor a pedido da banca; Escala
Maior e menor com até 04 alterações;
Peça de confronto: 1º
movimento da Sonata de Nicolas Chedeville
CANTO
Executar um dos estudos do Método Vaccai ou Sibber.
(livre escolha).
Executar uma aria antiga ou canção brasileira /
música do cancioneiro popular brasileiro - MPB (livre escolha).
Sugestões de Canção Brasileira:
Tambatajá (de Waldemar Henrique), Azulão (de
Jayme Ovalle), Casinha Pequenina (autor desconhecido), Meu Bem Querer (de
Djavan), Asa Branca (de Luiz Gonzaga)
Sugestões de aria italiana
Cessate di Piagarmi (de Alessandro Scarlatti),
Caro Mio Ben (de Giordani), Vieni o Mio Diletto (de Vivaldi).
Executar vocalize proposto
na hora da prova
Obs: Os candidatos poderão
trazer o correpetidor.
Recife,
de novembro de 2018.
MARIA DE ARAÚJO MEDEIROS
SOUZA
Secretária Executiva
de Educação Profissional
Ola!
ResponderExcluirgostaria da ajuda de para localizar o link para inscrição.
O link que esta no edital leva para pagina (www.educacao.pe.gov.br) onde mostra o "item" Matricula 209 Rapida, mais nao aparece a opção do ETE de Criatividade Musica.
Vai no site do SISSEL:
ResponderExcluirhttps://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/index.php?after=sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/index.php?pag=cronograma&processo=69
Olá, eu irei fazer a prova. Alguém tem acesso as provas dos editais passados para compartilhar?Facilita os estudos. Valeu.
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