CLIPPING | CHORÕES DA AURORA
Escola Técnica celebra o Dia Nacional do Choro com o grupo Chorões da Aurora
Apresentação aconteceu no auditório da ETE de Criatividade Musical e antecipou o Dia do Choro, comemorado em 23 de abril
Assessoria de Comunicação - 16/04/2018 08:57h
A Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) promoveu, nesta quinta-feira (12), o show do grupo Chorões da Aurora no auditório da unidade de ensino, situada à Rua da Aurora, Centro do Recife. O evento fez uma homenagem ao Choro, comemorado nacionalmente no dia 23 de abril. O conjunto tocou clássicos do gênero musical e canções autorais dos integrantes da banda, que se dividiu entre professores e alunos da ETECM para um público de diferentes idades.
A música de abertura, ‘Valsa do choro’, de Waldir Azevedo, arrancou aplausos incessantes da plateia, que soou como o prenúncio de um repertório carregado de grandes nomes do estilo musical. Em seguida, o grupo fez jus à primeira impressão e apresentou canções de Pixinguinha, Jacob Bandolim, de compositores regionais e da própria unidade de ensino.
Mais que um repertório robusto, o grupo trouxe ao público músicas com o Oboé, instrumento tipicamente erudito, para abrilhantar e dar uma maior diversidade à sonoridade do concerto. “A gente busca essa diferença de som para dar uma maior densidade às canções, mostrando sempre aos alunos que fazer essa mistura de instrumentos é possível. Sempre fazemos esse trabalho junto aos estudantes, e apresentações aqui na escola são uma forma de incentivá-los a se aprofundar nos estudos e se dedicar ainda mais”, pontuou George Andrade, coordenador do grupo.
Débora Alves, aluna de bateria da ETECM há um ano, é uma apaixonada pelo choro. O gênero lhe foi apresentado pela sua avó, quando ainda era criança. “Eu sou uma amante dos chorinhos e fico encantada com as apresentações. Até quem não é estudante de música se emociona pela bagagem cultural que o estilo tem. Aqui, todos são dedicados à música, e é um privilégio estudar num local que promove esse tipo de evento para o público em geral”, declarou a estudante.
‘Chorões da Aurora’ foi fundado em 2015 por educadores e educandos da ETE de Criatividade Musical. O grupo faz uma pesquisa sobre o universo do choro a partir da inserção do Oboé e de demais instrumentos de sopros no gênero.
LINK:
Comentários
Postar um comentário