Minicurso_Ópera
Crítico alemão Klaus Billand ministrou minicurso de ópera na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical
No curso, os estudantes tiveram a oportunidade de entender um pouco do estilo musical desde 1600 quando foi sua criação
Assessoria de Comunicação - 21/02/2018 18:13h
Pela primeira vez no Recife, o economista e crítico de ópera alemão Klaus Billand realizou, nesta quarta-feira (21), o Minicurso de Ópera intitulado “A Ópera Como Uma Arte Complexa”. O curso foi ministrado na Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical, localizada na Rua da Aurora, área central do Recife. Na ocasião estiveram presentes estudantes e professores da ETE e de outras instituições de ensino de música.
O minicurso tratou sobre a história da ópera, desde 1600 quando foi criada pelo grupo elitista de artistas intelectuais conhecidos como “Camareta”, em Florença, na Itália. Passaram pelos tipos de ópera aspectos estilísticos dos períodos barrocos, clássicos e romântico, e pelas vozes que fazem o estilo musical. O crítico também falou sobre a complexidade e junção de música e arte que continua viva em vários espetáculos pelo mundo.
Para Klaus, contribuir com o aprendizado dos jovens músicos é de extrema importância para o cenário musical. “A ópera é uma arte muito complexa, agrega teatro, voz, música e cenografia. É um estilo muito importante para ser discutido, onde em uma apresentação é possível despertar vários sentimentos como saudade, amor, ansiedade, poder, dor e outros. Para mim, estar aqui e passar um pouco desse sentimento e dessa arte musical para jovens músicos é um grande prazer. Essa é uma forma de contribuir para o crescimento de um estilo tão bonito de música”, declara o crítico.
Ouvindo canto erudito desde bebê com sua vó que já cantava no Madrigal da Unicap, Kaio Morais quer seguir carreira e não perde a oportunidade de aperfeiçoar sua vocação. “Vejo esse momento como uma oportunidade de crescimento, quero obter o máximo de conhecimento possível no canto erudito e, quando soube deste curso, não hesitei”, pontua. Kaio é estudante de canto erudito do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), instituição ligada à Secretaria de Educação do Estado, também cantou no Madrigal da Unicap e atualmente participa do coral OPUS da Universidade Federal de Pernambuco.
O minicurso contou com a participação especial da mezzo-soprano Virgínia Cavalcanti e do tenor Isaac Pedro, acompanhados pela pianista Dayse Gomes, todos os professores da ETECM. “Foi um privilégio poder participar deste curso com Klaus, ele nos trouxe uma riqueza muito grande, um estilo que não é muito divulgado aqui em nosso Estado. Acredito que esse momento vai estimular muitos jovens, tanto da escola como os de fora para trabalhar mais nessa área”, declara Isaac Pedro.
Link: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=4100#!prettyPhoto[artigo4100]/2/
Comentários
Postar um comentário