Edital - Cursos Técnicos em Instrumento Musical e Canto - 2017.1º

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 EDITAL


A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, torna público o Edital para Preenchimento de 150 (cento e cinquenta) vagas em Cursos Técnicos em Instrumento Musical e Canto da ETE de Criatividade Musical.

1. Das Disposições Preliminares
1.1 O processo seletivo, regido por este Edital, visa o preenchimento de 150 (cento e cinquenta) vagas distribuídas nos turnos manhã (48); tarde (49) e noite (53) nos Cursos Técnicos em Instrumento Musical e Canto, na forma subsequente, observadas as distribuições de vagas no ITEM 10 deste edital, onde 70% (setenta por cento) das vagas deverão ser ocupadas, prioritariamente, por estudantes concluintes do ensino médio em Escolas Públicas.
1.2 Para participar na condição de cotista de escola púbica, o(a) candidato(a) deverá, necessariamente, ter concluído o ensino médio em escola pública.
1.3 Para participar, o(a) candidato(a) deverá ter concluído o Ensino Médio e ter conhecimento de Teoria Musical, Percepção e Solfejo, e do Instrumento de opção de acordo com o item 13 do edital.


2. Das Inscrições
2.1 As inscrições serão efetuadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br, no período descrito no item 11 deste edital, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
2.2 Para o(a)s interessados(as) que não dispuserem de acesso à internet, a Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, disponibilizará um local de apoio, com computadores, para que seja efetuada a inscrição, no período indicado neste edital (exceto sábados, domingos e feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
2.3 O(A) candidato(a) deverá se inscrever para apenas uma opção de curso, dentre aquelas relacionadas no ITEM 10.
2.4 O local/horário de realização das provas será informado no cartão de inscrição que deverá ser emitido no momento da inscrição, exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br.
2.5 A inscrição de cada candidato estará vinculada ao seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), do Ministério da Fazenda (CPF do(a) próprio(a) candidato(a), não se admitindo CPF de Genitor(a) ou Responsável Legal), bem como não poderá sofrer quaisquer tipos de alterações após a confirmação da mesma.
2.6 Apenas será aceita uma única inscrição para cada candidato(a).
2.7 A inscrição do(a) candidato(a) implicará na sua integral adesão a todas as regras estabelecidas neste Edital que disciplinam o presente certame.
2.8 Não será cobrada taxa de inscrição.
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2.9 Não será aceita a inscrição que não atender, rigorosamente, ao estabelecido neste Edital.
2.10 O(A) candidato(a) que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização do processo seletivo deverá, durante o período de inscrição, protocolar, na sede da SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, localizada na Rua Afonso Olindense, 1513, Bloco I, Várzea, Recife/PE, CEP: 50.810-900, ou encaminhar por correspondência registrada com aviso de recebimento, requerimento indicando claramente quais os recursos de que necessita (materiais, equipamentos, etc.), acompanhado de atestado médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
2.11 Somente serão aceitos recursos postados ou protocolados durante o período de inscrição.
2.12 A solicitação por parte da pessoa com deficiência ou portador de necessidades especiais será atendida observando-se os critérios de viabilidade e razoabilidade.
2.13 A não solicitação de condições ou recursos especiais implica na impossibilidade de atendimento personalizado na medida das necessidades do candidato.
2.14 O(A) candidato(a) que necessitar de tempo adicional para a realização da prova deverá requerê-lo, junto à comissão, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua necessidade especial, obedecendo aos critérios, conforme o Decreto Federal nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
2.15 O(A) candidato(a) com deficiência participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com o(a)s demais candidatos(as), no que se refere ao conteúdo, avaliação, data, horário e local de realização da prova.
2.16 A(O) candidato(a) com deficiência que não informar sua condição será considerado como pessoa sem necessidades especiais.


3. Do Processo Seletivo
3.1 O processo seletivo, de que trata o presente Edital, será realizado em duas etapas:
3.1.1 1ª Etapa - Prova Objetiva de Teoria Musical / Solfejo, de caráter eliminatório e classificatório;
3.1.2 2ª Etapa - Prova Prática de Domínio do Instrumento / Percepção, de caráter eliminatório e classificatório;
3.2 As Provas Práticas serão aplicadas por Banca constituída de dois professores do curso/instrumento escolhido pelo(a) candidato(a).


4. Das Provas e Critérios de Avaliação e Classificação
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4.1 A Prova Objetiva de Teoria Musical e a de Percepção serão constituídas de conteúdo especifico de acordo com os respectivos conteúdos programáticos descritos no ITEM 13 deste edital.
4.2 A prova de Teoria Musical será constituída de 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, valendo 0,5 (zero vírgula cinco) ponto cada questão e a prova de Percepção será constituída de 10 (dez) questões, sendo 07(sete) questões objetivas de múltipla escolha e 03(três) questões subjetivas, perfazendo um total de 10 (dez) questões, valendo 1,0(um ponto) cada questão.
4.3 Para obter pontuação na questão, o(a) candidato(a) deverá marcar uma, e somente uma, das alternativas.
4.4 Será atribuída nota zero à questão que não apresentar nenhuma resposta assinalada, apresentar emenda, rasura ou contiver mais de uma resposta assinalada ou não coincidente com o gabarito oficial.
4.5 Será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) os prejuízos advindos do preenchimento indevido das respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital, tais como marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação não preenchido integralmente ou mais de uma resposta.
4.6 Em nenhuma hipótese será permitido ao(a) candidato(a) ausentar-se da sala de provas levando o caderno de prova ou outros materiais não permitidos.
4.7 A prova de Teoria Musical terá a duração de 90 (noventa) minutos e a de Percepção Musical de 60 (sessenta) minutos, contados a partir da autorização de início proferida pelo fiscal da sala.
4.8 A Prova Objetiva será realizada, no horário/local indicado no cartão de inscrição do(a) candidato(a).
4.9 As Provas ocorrerão nos turnos da manhã (8h), tarde (14h) ou noite (18h30min)
4.10 Local de realização das provas: Escola Técnica de Criatividade Musical, à Rua da Aurora, 439 – Boa Vista, Recife – PE.
4.11 O(A)s candidatos(as) deverão trazer seu instrumento para a prova prática, exceto piano, bateria e baixo acústico.
4.12 Os portões da escola serão fechados impreterivelmente nos horários de início das provas.
4.13 As provas objetivas serão realizadas no período descrito no item 11 deste edital, conforme data/horário/local indicado no cartão de inscrição.
4.14 As Provas Práticas serão constituídas de Instrumento Musical, Canto e Solfejo, com os respectivos conteúdos programáticos descritos no ITEM 13 deste edital.
4.15 É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a identificação correta do local de realização da prova.
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4.16 O(A) candidato(a) deverá se apresentar no local da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência e munido do documento de identificação, com foto, expedido por órgão oficial, CPF, Cartão de Inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
4.17 Serão considerados documentos de identificação para ingresso nos locais de realização das Provas Objetiva e Práticas: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública/Defesa Social, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Militares, passaporte, Carteira de Trabalho; desde que documentos com FOTO e dentro da validade.
4.18 Não será permitido que outras pessoas assistam o(a) candidato(a) em nenhuma hipótese, exceto a assistência do fiscal de prova devidamente habilitado.
4.19 Não será permitida a utilização de telefone celular, Pager, walkman, MP3-player, Ipod, disckman, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico, durante a aplicação das provas, sob pena de eliminação do Processo Seletivo.
4.20 Durante a aplicação das provas, será expressamente proibido o uso de corretivos, óculos escuros, chapéu, boné ou similar; máquina de calcular, régua, transferidor, compasso, livros ou similares, controle remoto, alarme de carro, Pager, beep ou quaisquer outros equipamentos que venham comprometer o processo.
4.21 Depois de identificado e instalado na sala de provas, o(a) candidato(a) só poderá utilizar a caneta esferográfica azul ou preta, sendo vedado o uso de qualquer material didático durante a realização das mesmas ou enquanto aguardar o horário de inicio.
4.22 É vedado o ingresso de candidato(a) portando arma de qualquer espécie, mesmo que possua o respectivo porte no local de realização de prova.


5. Da Eliminação
5.1 Será eliminado do processo seletivo, o(a) candidato(a) que:
a. Durante a realização das provas, for surpreendido em qualquer tipo de comunicação com outras pessoas, verbalmente ou por escrito ou transgredir os itens 4.11 a 4.22 do presente edital;
b. Não comparecer para a realização da Prova, no local e horário previamente informados no cartão de inscrição;
c. Não obtiver no mínimo, nota 6,0 (seis), na prova de Instrumento, incluindo Canto e 5,0 (cinco), nas provas de Solfejo, Teoria Musical e Percepção;
d. Afastar-se da sala de prova durante sua realização, sem autorização ou desacompanhado do fiscal;
e. Utilizar-se de expediente ilícito para inscrição ou para a realização das provas;
f. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
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g. Deixar a sala da prova, após a conclusão da mesma, sem entregar o Caderno de Questões;
h. Prestar informações inverídicas a qualquer tempo do certame, incluindo a condição de egresso de escola pública ou privada.


6. Da Aprovação, Classificação e Desempate
6.1 Serão considerados aprovados o(a) candidatos(as) que obtiverem média global (média aritmética) igual ou superior a 6,0(seis), desde que tenha obtido nota acima do ponto de corte em todas as disciplinas;
6.2. A classificação do(a)s candidatos(as) dar-se-á mediante o preenchimento do número de vagas oferecidas para cada instrumento, tomando como critério de classificação a ordem decrescente da média global obtida por cada candidato(a), atendendo a opção de curso (instrumento) indicada no ato da inscrição;
6.3. Em caso de empate na média global, o desempate dar-se-á observando a ordem dos critérios abaixo:
6.3.1 O(A) candidato(a) que obtiver a maior nota na prova prática de instrumento, incluindo Canto;
6.3.2 Permanecendo o empate, classificar-se-á o candidato que obtiver a maior média aritmética nas notas das provas práticas;
6.3.3 Ser oriundo de Escola Pública;
6.3.4 Ainda permanecendo o empate, ocupará a vaga o(a) candidato(a) de maior idade.
6.3.5 Esgotando todos os critérios de desempate acima elencados, o(a) candidato(a) que ocupará a vaga será definido através de sorteio, realizado na presença dos interessados em dia, local e hora a serem definidos pela organização do certame.
6.4 O(A)s candidatos(as) aprovados serão classificados, por curso/instrumento, em ordem decrescente da nota total obtida na Prova atendendo suas opções de curso.


7. Do Resultado
7.1 Os resultados serão divulgados nos períodos indicados no item 11 deste edital, mediante exposição da relação nominal de candidatos(as) com a nota e a situação do(a) candidato(a) em relação à classificação por curso/instrumento, exclusivamente através do site www.educacao.pe.gov.br.


8. Dos Recursos
8.1 Poderão ser interpostos recursos quanto aos gabaritos e resultado final do processo seletivo.
8.2 Os recursos deverão ser protocolados na SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, situada à Av. Afonso Olindense, 1513 Bloco F Várzea Recife/PE CEP
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50.810-900, no dia útil seguinte a divulgação do resultado, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.
8.3 O recurso fundamentado será dirigido a “Coordenação de Seleção/ ETE de Criatividade Musical 2017.1”. Não serão aceitos recursos por correspondência, fax ou e-mail.
8.4 Não serão analisados os recursos interpostos fora do prazo ou apresentado em locais diversos do estipulado neste edital.
8.5 Em caso de anulação de uma questão, por impertinência ao programa ou má formulação, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos aos presentes à respectiva prova.
8.6 O resultado do recurso será divulgado juntamente com o resultado final, conforme cronograma do certame.


9. Da Matrícula
9.1 Após a divulgação do resultado final, o(a)s candidatos(as) classificados no Processo Seletivo para ingresso no Primeiro Semestre de 2017, deverão comparecer, no período descrito no item 11 deste edital, na Escola Técnica de Criatividade Musical.
9.2 Documentação Necessária para Efetivação da Matrícula:
a) Histórico Escolar do ensino médio original (Ficha 19);
b) Certidão de nascimento;
c) Carteira de Identidade (RG original e cópia);
d) CPF (original e cópia);
e) Preenchimento da Ficha de matrícula fornecida pela Secretaria da Escola Técnica solicitando matrícula;
f) 02 fotos 3X4;
g) Comprovante de Residência.


10. Do Número de Vagas:
11. 10.1 O número total de vagas será de 150 (cento e cinquenta) vagas, assim distribuídas:




12. Do Cronograma de Execução:




13. Das Disposições Finais
12.1 Nenhum(a) candidato(a) poderá alegar o desconhecimento do teor deste edital ou de qualquer comunicado posterior e regularmente divulgado, vinculados ao certame, ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o processo seletivo.
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12.2 A inscrição implicará na aceitação das normas do presente processo de seleção contidas neste Edital e em outros instrumentos normativos e comunicados que vierem a surgir.
12.3 Todos os horários previstos neste edital correspondem ao horário oficial da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.
12.4 O(A) candidato(a) aprovado e classificado que não atender à convocação para sua matricula, no prazo estipulado, portando os documentos necessários para a comprovação das exigências, será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do processo seletivo.
12.5 Não será fornecido a(o) candidato(a) documento comprobatório de classificação ou aprovação no presente processo seletivo, valendo, para esse fim, a relação dos candidatos classificados no certame, obtida a partir do endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br.
12.6 O(A) candidato(a) deverá manter atualizados seus dados cadastrais, se classificado, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização destes.
12.7 Se, a qualquer tempo, for identificada inexatidão nas informações, falsidade nas declarações ou quaisquer irregularidades nos documentos, o(a) candidato(a) será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
12.8 É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento do dia, horário e local de apresentação para a realização das provas e da confirmação das matrículas do processo seletivo.
12.9 Não haverá segunda chamada para realização de qualquer Prova.
12.10 A ETE de Criatividade Musical se reserva o direito de não iniciar turmas com menos de 85% (oitenta e cinco por cento) das vagas com matrículas efetuadas;
12.11 Os casos omissos serão analisados e deliberados pela Comissão Coordenadora.


14. Do Conteúdo Programático
13.1 Do Conteúdo Programático para prova de Teoria Musical
1. Elementos constitutivos da Música
2. O som e suas propriedades
3. Notação musical
3.1 Figuras musicais
3.2 Pentagrama
3.3 Claves: sol, fá e dó
3.4 Linhas suplementares (superior e inferior)
3.5 Ordenação das notas
3.6 Barras de compasso
4. Divisão Proporcional de valores
5. .Sinais de repetição
6. Sinais de alteração
7. Tom e semitom
8. Compasso simples e composto
8.1 Fórmulas de compasso (Binária, ternária e quaternária)
8.2 Acento métrico
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8.3 Unidade de tempo e de compasso (U.T e U.C)
9 Compassos Mistos e Alternados
10 Ligadura e Ponto de aumento
11 Intervalos
11.1 Simples e composto
11.2 Melódico e harmônico
11.3 Dissonante e consonante
11.4 Inversão de intervalo
12 Sinais de dinâmica e expressão
13 Fermata
14. Modos e escalas
14.1 Conceitos básicos
14.2 Tipos de escalas mais comuns e seus modos
14.3 Heptatônica (modo maior, modo menor, modos litúrgicos)
14.4 Cromática
14.5 Pentatônica
14.6 Hexatônica (tons inteiros)
15 Escalas do modo maior
15.1 O modo maior: estrutura intervalar
15.2 Formação das escalas maiores a partir da estrutura intervalar do modo maior
15.3 Formação das escalas maiores a partir de tetracordes
15.4 Armaduras das escalas maiores (com sustenidos e bemóis)
15.5 Graus da escala maior
15.6 Ciclo de quintas
16 Escalas do modo menor
16.1 Escalas menores naturais, harmônicas e melódicas
16.2 Armaduras das escalas menores (com sustenidos e bemóis)
16.3 Graus da escala menor
16.4 Ciclo de quintas
16.5 O modo menor: estrutura intervalar
17 Enarmonia de notas, intervalos e escalas
13.2 Do Conteúdo Programático para Prática de Solfejo
1. Introdução ao solfejo
1.1. Sons longos/curtos
1.2. Sons fortes/suaves
1.3. Sons agudos/graves
1.4. Diferenciação de timbres
1.5. Ordenações de nomes e sons
1.6. Exercícios de afinação
2. Leitura rítmica
2.1. Figuras de som/pausa de até 1/4 temponos compassos simples (pausas só nos tempos e partes de tempo forte)
2.2. Figuras de som/pausa de até 1/6 de tempo nos compassos compostos (pausas só nos tempos e partes de tempo fortes)
3. Leitura melódica
3.1. Leitura relativa
3.2. Graus conjuntos em tonalidades maiores e menores (com até 2 alterações na armadura de clave)
3.3. Notas repetidas
3.4. Claves de Sol, Dó (3ª linha) e Fá (4ª linha)
3.5. Saltos na tríade da tônica, quartas e quintas justas ascendentes e descendentes
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3.6. Figuras de som/pausa de até 1/4 temponos compassos simples (pausas só nos tempos e partes de tempo forte)
3.7. Figuras de som/pausa de até 1/6 de tempo nos compassos compostos (pausas só nos tempos e partes de tempo forte)
5. Leitura métrica com os elementos vivenciados nos itens anteriores
13.3 Do Conteúdo Programático para prova de Percepção
1. Percepção Rítmica:
1.1. U.T, metade, dobro e U.C. (U.S.) nos compassos simples e compostos.
1.2. Figuras de até 1/4 de tempo para os compassos simples e de até 1/6 de tempo para os compassos simples
1.3. Utilização dos compassos com unidades: 2, 4, 8 e 16 (denominadores das fórmulas de compasso)
2. Percepção Melódica: Sequências de sons em graus conjuntos (segundas maiores e menores) e disjuntos (terças maiores e menores), quartas justas e quintas justas (ascendentes e descendentes).
2.1. Figuras de até 1/4 de tempo para os compassos simples e de até 1/6 de tempo para os compassos simples
2.2. Utilização dos compassos com unidades: 2, 4, 8 e 16 (denominadores das fórmulas de compasso)
3. Percepção Intervalar: (Intervalos melódicos e harmônicos): segundas e terças maiores e menores, quartas e quintas justas.
13.4 Do Conteúdo Programático para as Provas Práticas de Instrumentos


GUITARRA
Leitura de cifras e melódica à primeira vista;
Escalas maiores e menores (natural/harmônica/melódica) com até 04 alterações;
Maior, Maior com 7ª maior, Maior c/ 7ª menor, Menor c/ 7ª;
Menor c/ 7ª e 5ª diminuta;
Arpejos: Tríades e Tétrades;


FLAUTA TRANSVERSA
Executar escalas maior e menor (harmônica) com até 04 alterações. (A escala a ser executada será escolhida pela banca examinadora);
Sonata em Dó Maior do compositor Antonio Vivaldi (1º movimento);
Carinhoso – Pixinguinha;
Executar uma obra de livre escolha do candidato;
Leitura a Primeira Vista.
4. Ponto de aumento para figuras de 2 e 4 tempos
4.1. Ligadura de valor entre quaisquer figuras que não sejam menores do que 1 tempo
4.2. Fermata
6. Cânones e canções. Envolvendo os conteúdos dos itens anteriores
7. Outros elementos
7.1. Ritornello
7.2. Casas 1 e 2
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FAGOTE Executar uma escala maior e uma escala menor harmônica ascendente e descendente com até 04 alterações na extensão de duas oitavas (A escala a ser executada será escolhida pela banca examinadora); Executar um arpejo maior e um arpejo menor ascendente e descendente com até quatro sustenidos e quatro bemóis na extensão de duas oitavas (O arpejo a ser executado será escolhido pela banca examinadora); Executar a escala cromática ascendente e descendente na extensão do Dó1 – Dó3; Avaliação de Leitura a Primeira Vista.


TROMPETE
Escalas maiores com até 04 alterações, executar com uma ou duas oitavas;
Executar articulação em tenuto, ligado, staccato e sforzando;
Estudar Método Edwards-Hovey. Vol.1. Páginas: 20, 39 e 40;
Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
Avaliação de Leitura a Primeira Vista.


CONTRABAIXO ELÉTRICO
Dominar o primeiro e o segundo capítulo do Método para Guitarra Bajo (Abner Rossi);
Execução de escalas maiores e menores (01 oitava) com até 04 alterações.


CONTRABAIXO ACÚSTICO
Executar escalas maiores e menores com até 04 alterações (extensão de 01 oitava).
Executar uma das melodias do método Billè per Contrabasso I Corso Prático.
Leitura a Primeira Vista.


BATERIA
Música Popular
Possuir conhecimento elementares em instrumento musical nas seguintes competências:
Single Beat Combination - Stick Control – Estudos de 1 a 24 -página 05
Solo Twelve Bar Exercise - Carmine Appice
Solo Eight Bar Exercise in Sixteenth Notes
Leitura a Primeira Vista.


PERCUSSÃO POPULAR
Música Popular
Possuir conhecimentos elementares em instrumento musical nas seguintes competências:
Single Beat Combination – Stick control – Estudos de 1 a 24 – página 5
Executar ritmo em instrumento de livre escolha
Ter noções de execução de Flam, Flam Tap e 5 Stroke


PERCUSSÃO ERUDITA
Execução de escala com até 04 alterações
Caixa clara:
Solo nº 1 – Método 150 solos – Charley Wilcoxon
Método Kleine Trommel – Página 139 a 140 (Exerc. 171 a 172)
Xilofone
Método Modern School - by Morris Goldemberg – Exerc. da página 28
Tímpano:
Método Pauken – Exerc. 33 (página 70)
Leitura à primeira vista.


CLARINETE
Escala cromática nas diversas articulações do Mi 2 ao Mi 5;
Escalas maiores e menores em duas oitavas com até 04 alterações;
Lento – Jean Xavier Lefevre
Uma peça de livre escolha.
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VIOLINO
Escalas maiores e menores em duas oitavas com até 04 alterações;
Uma peça do volume I do Suzuki Violin School, a partir da peça de nº 6;
Uma peça de livre escolha de no mínimo dois minutos de duração;


VIOLONCELO
Escala maior ou menor em uma oitava com até 03 alterações;
Uma das seguintes peças do método SUZUKI – VOL. 2:
- Theme from Witches Dance
- The Two Granadiers
- Granadiers
- Gavotte
- Bourrée
Uma peça de livre escolha
Leitura à primeira vista


VIOLA
Escala maior ou menor em duas oitavas com até 04 alterações;
Uma das seguintes peças listadas abaixo:
- Minueto Nº1 - J.S. Bach
- Minueto Nº3 - J.S Bach
- Gavote – F.J. Grossec
- Hunters´Chorus – Weber
- Minueto – Bocherini
- Bourrée – Haendel
- Gavote – J. Becker
- Uma peça de livre escolha de no mínimo dois minutos de duração;
- Leitura à primeira vista


TECLADO
Escalas maiores diatônicas com até 04 alterações;
Escalas menores harmônicas com até 04 alterações;
Acordes maiores, menores, diminuta, quinta aumentada, sexta e sétima;
Duas peças de livre escolha de repertório nacional ou internacional,onde pelo menos uma das peças deve ser apresentada com acompanhamento rítmico do teclado.


BOMBARDINO
Escalas maiores, executar com uma ou duas oitavas com até 04 alterações;
Estudar exercício melódico nº 3 do método Melodious Etudes for Trombone–Joannes Rochut;(pg 4)
Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
Avaliação de Leitura a Primeira Vista.


TROMBONE
Escalas maiores, executar com uma ou duas oitavas com até 04 alterações;
Estudar exercício melódico nº 3 do método Melodious Etudes for Trombone – Joannes Rochut; (pg 4) Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
Avaliação de Leitura a Primeira Vista.


SAXOFONE
Escalas maiores e menores com até 4 Sustenidos ou 4 Bemóis na armadura da Clave;
Estudo melódico com leitura a 1ª vista;
Estudo melódico de Amadeu Russo nº 4 da página 13;
Peça de livre escolha (popular ou erudita).
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FLAUTA DOCE
Leitura a primeira vista de pequeno trecho musical melódico, na tonalidade de Dó Maior e em compasso simples;
Executar a peça Ou-lê-lê-lê (Canto de Maracatu, Pernambuco) – Do Método para Flauta Doce Soprano Helmut Monkemeyer – Parte I – Ed. Ricorde Brasileira
Uma peça de livre escolha.


TROMPA
Escalas maiores e menores com até 04 alterações, executar com duas oitavas;
Arpejos em todas as tonalidades;
Estudo técnico selecionado de trompa nº4 C.Kopprasch.


TUBA
Uma peça de livre escolha
Um estudo melódico do método schule nº 19
Escalas maiores, executar com uma ou duas oitavas com até 04 alterações;
Leitura a Primeira Vista.


VIOLÃO (Erudito e Popular)
Leitura de cifras;
Executar uma escala Maior e uma dentre as menores com até 04 alterações (Natural, Harmônica e Melódica), com extensão de uma a duas oitavas;
Executar acordes: Maior, menor, maior com sétima menor e menor com sétima menor;
Executar uma das seguintes peças do método de Iniciação ao Violão de Henrique Pinto:
-Andante (Página 34)
-Poco Andante (página 34)
-Andantino (página 35)
Leitura a Primeira Vista.


OBOÉ
Escala cromática;
Escala Maior e menor com até 04 alterações;
Peça de confronto (retirar na Secretaria da Escola)


PIANO Reconhecer e localizar corretamente as notas ao instrumento nas claves de sol e fá, ter regularidade e correta noção de proporção rítmica, além de ter noções básicas de dinâmica (som forte e piano, intensidade crescendo e diminuindo) se submetendo a uma prova prática onde executará o seguinte repertório: Executar uma peça do livro ‘O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach’ ou um movimento vivo (Alegro) de Sonatina, a ser escolhido entre as dos compositores Clementi, Mozart, Beethoven, Diabelli e Kuhlau; Dois estudos de compositores diferentes escolhidos entre F. Beyer (a partir do nº 65); CzernyGermer, 1º vol. (a partir do n 12); George Bull (25 pequenos estudos); Estudos melódicos op. 100, Burgmuller; Uma peça de livre escolha (podendo ser dos compositores Villa Lobos, Lorenzo Fernandez, Schumann-Álbum para juventude).


CANTO
Executar um dos estudos do Método Vaccai ou Sibber. (livre escolha).
Executar uma aria antiga ou canção brasileira / música do cancioneiro popular brasileiro - MPB (livre escolha).
Sugestões de Canção Brasileira:
Tambatajá (de Waldemar Henrique), Azulão (de Jayme Ovalle), Casinha Pequenina (autor desconhecido), Meu Bem Querer (de Djavan), Asa Branca (de Luiz Gonzaga)
Edital de Seleção | ETE de Criatividade Musical 2017.1 Pág. 14
ETE de Criatividade Musical 2017.1

EDITAL DE SELEÇÃO
Sugestões de aria italiana
Cessate di Piagarmi (de Alessandro Scarlatti), Caro Mio Ben (de Giordani), Vieni o Mio Diletto (de Vivaldi).
Executar vocalize proposto na hora da prova
Obs: Os candidatos poderão trazer o correpetidor.


Recife, de novembro de 2016.


PAULO FERNANDO DE VASCONCELOS DUTRA
Secretário Executivo de Educação Profissional


Comentários

  1. Vão abri inscrições para pessoas que não tem conhecimento musical ?

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