PROGRAMA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO 2015

PROGRAMA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO
EDITAL DE MATRÍCULA EM BREVE

DISCIPLINAS TEÓRICAS
TEORIA MUSICAL
1. Elementos constitutivos da Música
2. O som e suas propriedades
3. Notação musical
3.1. Figuras musicais
3.2. Pentagrama
3.3. Claves: sol, fá e dó
3.4. Linhas suplementares (superior e inferior)
3.5. Ordenação das notas
3.6. Barras de compasso
4. Divisão proporcional de valores
5. Sinais de repetição
6. Sinais de alteração
7. Tom e semitom
8. Compasso simples e composto
8.1. Fórmulas de compasso (Binária, ternária e quaternária)
8.2. Acento métrico
8.3. Unidade de tempo e de compasso (U.T e U.C)
9. Ligadura e Ponto de aumento
10. Intervalos
10.1 Simples e Composto
10.2 Melódico e Harmônico
10.3 Dissonante e Consonante
10.4 Inversão de Intervalo
11. Sinais de dinâmica e expressão
12. Fermata

 SOLFEJO
LEITURA RÍTMICA:
Leitura de um trecho rítmico em compasso simples ou composto contendo figuras de até ½ tempo e 1/3 de tempo respectivamente.

LEITURA MELÓDICA:
Leitura de um trecho melódico em graus conjuntos e na tríade da tônica, em compasso simples ou
composto contendo figuras de até ½ tempo e 1/3 de tempo respectivamente na clave de sol, dó (3ª linha) ou fá (4ª linha) na tonalidade de dó maior.

PERCEPÇÃO
PERCEPÇÃO RÍTMICA:
Reconhecimento de trechos rítmicos em compasso simples e composto contendo figuras de até ½ tempo e 1/3 de tempo respectivamente.

PERCEPÇÃO MELÓDICA:
Reconhecimento de trechos melódicos em graus conjuntos e na tríade da tônica, em compasso simples e composto contendo figuras de até ½ tempo e 1/3 de tempo respectivamente na tonalidade de dó maior.

PERCEPÇÃO INTERVALAR:

Percepção de intervalos melódicos de 2ª e 3ª maiores e menores, 4ª e 5ª justas, ascendentes e/ou
descendentes.

DISCIPLINAS PRÁTICAS
GUITARRA
·         Escalas: Dó Maior natural, Lá Menor (natural/harmônica/melódica);
·         Acordes (CIFRAS);
·         Maior, Maior com 7ª maior, Maior c/ 7ª menor, Menor c/ 7ª;
·         Menor c/ 7ª e 5ª diminuta;
·         Arpejos: Tríades e Tétrades;
  
FLAUTA TRANSVERSA
  • Executar uma escala maior e uma escala menor natural, harmônica ou melódica. (A escala a ser executada será escolhida pela banca examinadora);
  • Executar a peça Flûtinette do compositor Robert Martin (peça semelhante)
  • Executar uma melodia de livre escolha do candidato;

PIANO ERUDITO
  • Reconhecer e localizar corretamente as notas ao instrumento nas claves de sol e fá, ter regularidade e correta noção de proporção rítmica, além de ter noções básicas de dinâmica (som forte e piano, intensidade crescendo e diminuindo) se submetendo a uma prova prática onde executará o seguinte repertório:
  • Executar uma peça do livro ‘ O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach’ ou um movimento vivo (Alegro) de Sonatina, a ser escolhido entre as dos compositores Clementi, Mozart, Beethoven, Diabelli e Kuhlau;
  • Dois estudos de compositores diferentes escolhidos entre F. Beyer (a partir do nº 65); Czerny-Germer, 1º vol. (a partir do n 12); George Bull (25 pequenos estudos); Estudos melódicos op. 100, Burgmuller;
  • Uma peça de livre escolha (podendo ser dos compositores Villa Lobos, Lorenzo Fernandez, Schumann-Álbum para juventude).

VIOLONCELO
  • Executar uma escala de do maior com extensão de 1 oitava.
  • Executar arpejos maiores (1 oitava);
  • Executar uma das melodias do método “Jeune violoncelliste” de Louis Feuillard

TROMPETE
  • Escalas maiores com até quatro sustenidos e quatro bemóis, executar com uma ou duas oitavas;
  • Executar articulação em tenuto, ligado, staccato e sforzando;
  • Estudar Método Edwards-Hovey. Vol.1. Páginas: 20, 39 e 40;
  • Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
  • Avaliação de Leitura a Primeira Vista.

 CONTRABAIXO ELÉTRICO
  • Dominar o primeiro e o segundo capítulo do Método para Guitarra Bajo (Abner Rossi);
  • Dominar a escala diatônica de Dó maior;


BATERIA
Música Popular
  • Possuir conhecimento elementares em instrumento musical nas seguintes competências:
  • Single Beat Combination - Stick Control – Estudos de 1 a 24 -página 05
  • Solo Twelve Bar Exercise - Carmine Appice
  • Solo Eight Bar Exercise in Sixteenth Notes
PERCUSSÃO POPULAR
Música Popular
Possuir conhecimentos elementares em instrumento musical nas seguintes competências:
  • Single Beat Combination – Stick control – Estudos de 1 a 24 – página 5
  • Executar ritmo em instrumento de livre escolha
  • Ter noções de execução de Flam, Flam Tap e 5 Stroke
CLARINETE
  • Escala cromática nas diversas articulações do Mi 2 ao Mi 5;
  • Escalas maiores e menores em duas oitavas;
  • Lento – Jean Xavier Lefevre
  • Uma peça de livre escolha.

VIOLINO
  • Escalas maiores e menores em duas oitavas;
  • Uma peça do volume I do Suzuki Violin School, a partir da peça de nº 6;
  • Uma peça de livre escolha de no mínimo dois minutos de duração;

VIOLA
  • Escala maior ou menor em duas oitavas;
  • Uma das segunites peças listadas abaixo:
-  Minueto Nº1 - J.S. Bach
-  Minueto Nº3 -  J.S Bach
-  Gavote – F.J. Grossec
-  Hunters´Chorus – Weber
-  Minueto – Bocherini
-  Bourrée – Haendel
-  Gavote – J. Becker
-  Uma peça de livre escolha de no mínimo dois minutos de duração;

TECLADO
  • Duas escalas maiores diatônicas;
  • Duas escalas menores harmônicas;
  • Leitura a primeira vista de progressão harmônica, para os seguintes padrões de ritmos: Baião, salsa,  choro e bossa nova
Exemplos de progressões:
a) I- vi- ii- V7. I
b) I –iii- vi-ii-V7- I
c) I- I7- IV-iv- V7-I
  • Duas peças de livre escolha de repertório nacional ou internacional, onde exponha conhecimento de harmonia básica (acordes maiores, menores, com sétima, diminuta, com quinta aumentada), exatidão rítmica, dinâmica e interpretação.


BOMBARDINO

  • Escalas maiores com até quatro sustenidos e quatro bemóis, executar com uma ou duas oitavas;
  • Estudar exercício melódico nº 3 do método Melodious Etudes for Trombone – Joannes Rochut; (pg 4)
  • Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
  • Avaliação de Leitura a Primeira Vista.
TROMBONE
  • Escalas maiores com até quatro sustenidos e quatro bemóis, executar com uma ou duas oitavas;
  • Estudar exercício melódico nº 3 do método Melodious Etudes for Trombone – Joannes Rochut; (pg 4)
  • Levar no dia do exame ‘’Peça de livre Escolha’’ (dos gêneros popular ou erudito);
  • Avaliação de Leitura a Primeira Vista.

SAXOFONE
  • Escalas maiores de Dó , Sol, Ré, Lá. Fá e Sib;
  • Estudos melódicos em andamento moderato;.
  • Peça de livre escolha (popular ou erudita.

FAGOTE

  • Executar uma escala maior e uma escala menor harmônica ascendente e descendente com até quatro sustenidos e quatro bemóis na extensão de duas oitavas (A escala a ser executada será escolhida pela banca examinadora);
  • Executar um arpejo maior e um arpejo menor ascendente e descendente com até quatro sustenidos e quatro bemóis na extensão de duas oitavas (O arpejo a ser executada será escolhido pela banca examinadora);
  • Executar a escala cromática ascendente e descendente na extensão do Dó1 – Dó3;
  • Avaliação de Leitura a Primeira Vista.

FLAUTA DOCE
  • Leitura a primeira vista de pequeno trecho musical melódico, na tonalidade de Dó Maior e em compasso simples;
  • Executar a peça Ou-lê-lê-lê (Canto de Maracatu, Pernambuco).

TROMPA
  • Escalas maiores e menores, executar com duas oitavas
  • Arpejos em todas as tonalidades
  • Estudo técnico selecionado de trompa nº4 C.Kopprasch.

VIOLÃO (Erudito e Popular)

  • Executar uma escala Maior e uma dentre as menores (Natural, Harmônica e Melódica), com extensão de uma a duas oitavas;
  • Executar acordes: Maior, menor, maior com sétima menor e menor com sétima menor;
  • Executar uma das seguintes peças do método de Iniciação ao Violão de Henrique Pinto:
-Andante (Página 34)
- Poco Andante (página 34)
- Andantino (página 35)

OBOÉ
  • Escala cromática
  • Escala Maior e menor
  • Uma peça de livre escolha  (repertório para Oboé)

Obs.1: O Programa dos instrumentos: Canto, Contrabaixo Acústico e Tuba serão publicados posteriormente.

Obs.2: O Edital com as datas e a documentação exigida será publicado em breve.

                         EDITAL DE MATRÍCULA EM BREVE

Comentários

  1. A previsões para o curso de FORMAÇÃO INICIAL ?

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Também gostaria de saber sobre a formação inicial, quando haverá inscrições ?

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    3. Amigos João Felipe e Thiago Fialho, ontem pela manhã eu estive na escola, e o que me informaram sobre o curso de iniciação musical e que seria depois das provas do curso técnico, assim quem não pode passar no curso técnico, possa se inscrever no iniciação musical e ter a chance de fazer o técnico. eles também me disseram que seria bom esta sempre olhando o blog, que a qualquer momento todas as informações seriam publicadas. espero ter ajudado de alguma forma. boa sorte para todos!

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    4. Muito obrigado meu amigo, ajudou sim

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  2. Maior de 18 com ensino médio completo pode fazer o formação inicial?

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    1. Disseram-me que o requisito é ter nono ano em diante, só isso

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  3. Acredito que sim Pedro, é como Thiago disse. mas tem que ter conhecimento nos assuntos acima de teoria e no instrumento que você escolher. a idade não interfere em nada.

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  4. dijamilton, como você sabe que é preciso ter conhecimento nesses dois assuntos? eu sei que haverá uma entrevista, se for como você está falando, será abordado esses dois conhecimentos nela!

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    1. mas é assim Aline. quando fui na escola, me informaram que o curso técnico tem que ter um certo conhecimento, por isso o edital que esta a cima. já o curso de iniciação que será depois das provas do técnico não tem necessidade de ter esses conhecimentos, é um preparatório para o técnico. agora lhe digo, é bom ficar sempre atenta paras as vagas do curso de iniciação, elas são preenchidas muito rápidas.

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    2. Amigo. Percebo que VC esta informado ref aos cursos. Preciso de conhecimento teórico na area , tenho conhecimento de canto, violão e bateria. Porem não tenho conhecimento teórico, mais pratico.Mas preciso aprender mais teoria. Me falaram que esse curso técnico é preciso ler partitura , algo que não sei. Porem pelo que vejo esse inicial não precisa e é mais para iniciante mesmo. Sera que você pode me falar mais sobre.

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  5. Dijamilton sabe, porque está publicado logo acima de nossos comentários o PROGRAMA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO 2015.

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    1. zazá, é porque inicialmente serão feitas as provas para o curso técnico, esse é o programa a cima para estudar para quem quer fazer o técnico. em breve será publicada os dias para as avaliações, documentação, etc. depois de tudo isso será publicada o programa para o curso de iniciação, esse curso de iniciação são para aqueles optaram pelo curso técnico e não passaram, e para quem não tem conhecimento em música. verdadeiramente é um preparatório.

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  6. ahhh dijamilton, entendi, vou ficar ligada acompanhando, até ser publicado o curso de iniciação. vlw pelo alerta!

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. tá ok.. espero que consigamos a vaga. se Deus quiser!

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    1. Sim, também estou esperançoso, e com muita vontade de fazer parte da escola.

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  9. Boa noite!

    Viu, por enquanto que não sai no blog a data oficial das provas do curso técnico de 2015, alguém arriscaria dizer, por bases nas provas do ano passado, quando é mais ou menos os testes ?

    Abraços, obrigado desde já!

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  10. acho que o dia da prova será 15/12, acho que será nesse dia.

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  11. Alguem sabe informar qual a data e o horario da prova

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